Outubro Rosa leva palestra sobre câncer de mama para pacientes do HMA

Outubro Rosa leva palestra sobre câncer de mama para pacientes do HMA

Os pacientes em espera na recepção do Hospital Municipal de Araguaína (HMA) acompanharam, na manhã do último dia 18, uma palestra educativa sobre os riscos do câncer de mama nas mulheres e as formas de prevenção.

A conversa conduzida pela coordenadora da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína, Antônia Neta Macedo Veras, fez parte das ações de conscientização do Outubro Rosa promovidas pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH).

Apesar das constantes campanhas pela prevenção da doença, o tema ainda não é muito comum para muitas mulheres, como a lavradora Genésia Alves. “Sempre trabalhei na roça e não tive muita instrução. Achava que a doença vinha de uma vez, mas graças as orientações da moça, agora sei que preciso tomar mais cuidado com a minha saúde”, disse.

A palestrante aproveitou o encontro para reforçar às mulheres e também aos homens presentes a importância do autoexame, de ficar atento à própria saúde e não deixar tudo para a última hora. “Se diagnosticado precocemente, o câncer tem chance de cura bem alta. É muito importante que as pessoas tenham consciência de que a própria saúde vem em primeiro lugar”, destacou Antônia.

Celebrado no mundo inteiro, o Outubro Rosa também faz parte do calendário de ações do Núcleo de Educação Permanente do HMA. “Todos os meses são importantes para a saúde da mulher, mas este chama mais a atenção porque concentra muitas informações sobre o câncer de mama”, explicou a coordenadora do NEP, Samantha Vitorino Coelho.

(Foto: João Neto)

Fazer um comentario