Caminhada “Passos que Salvam” será lançada nesta quinta em Araguaína

Caminhada “Passos que Salvam” será lançada nesta quinta em Araguaína




O evento acontecerá dia 27 de novembro, a partir das 7h30, no Parque Cimba. O lançamento será na próxima quinta-feira, 10, a partir das 19 horas, no Espaço Nacional, localizado na Avenida Filadélfia
 
 
A Prefeitura de Araguaína e vários segmentos da sociedade estão mobilizados para participar da Caminhada “Passos que Salvam”. O evento, que acontecerá dia 27 de novembro, será lançado na próxima quinta-feira, 10, a partir das 19 horas, no Espaço Nacional, localizado na Avenida Filadélfia, nº 5.156, no Bairro Santa Luzia. O evento contará com a palestra da coordenadora nacional da campanha, Naima Khatib, e é aberto ao público.
 
A coordenadora irá abordar sobre os sintomas e sinais do câncer, em crianças e jovens, e a importância do diagnóstico precoce. A campanha tem como principal objetivo, conscientizar a todos do diagnóstico precoce no combate da doença. No Hospital do Câncer de Barretos, no centro especializado de tratamento do câncer infanto-juvenil, chegam crianças com a doença em estágio avançado, por vários fatores, um deles é o diagnóstico feito tardiamente.
 
Kits beneficentes
Este ano, várias cidades brasileiras participam da 5ª caminhada nacional. Araguaína aderiu ao projeto este ano e os organizadores já estão mobilizando toda a comunidade para participar e comprar kits que custam apenas R$ 30. A renda será destinada a crianças em tratamento no Hospital de Câncer de Barretos.
 
A coordenadora da campanha no Município, Noris Cavalcante, explica que a luta é para tentar detectar o câncer mais precocemente possível. “Queremos mudar essa estatística brasileira, que a cura chega a ser só 55%, sendo que, nos Estados Unidos, por exemplo, são curados 95%”, destacou. 
 
Caminhada 
É a primeira vez que Araguaína adere à Caminhada “Passos que Salvam”, que acontece simultaneamente em várias cidades brasileiras no mesmo dia. Este ano, são mais de 500 municípios. Em Araguaína, o evento será no Parque Cimba, a partir das 7h30.
 
A primeira caminhada aconteceu em Barretos em 2012 e desde então várias cidades aderiam à ideia. Em 2015, 306 cidades de 12 estados brasileiros participaram. No Tocantins, a capital Palmas realiza o evento há quatro anos.
 
Mais informações sobre o projeto em Araguaína e reserva de kits da campanha pelos telefones: Ouvidoria da Saúde 0800 646 8546, Cristiane Rocha (63) 99206-3290 ou Noris Cavalcante (63) 98131-0476.
 
Parceiros
A caminhada em Araguaína é uma mobilização da Prefeitura, por meio das Secretarias da Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Lazer; do Trabalho, Assistência Social e Habitação. 
 
Muitas empresas, insitituições e entidades já aderiram à mobilização, como Câmara Municipal, Associação dos Autistas, Lojas Nosso Lar, Supermercado Super Feirão da Economia, Vidraçaria Nacional, Drogaria Carmo, Rede de Supermercados Campelos, Grupo de supermercados Baratão, Hospital Municipal Eduardo Medrado, Centro de Atenção Psicossocial infantil (CAPS), deputado estadual Elenil da Penha, vice-prefeito Fraudinei Fiomari e outros. 
 
 
(Gláucia Mendes)

Fazer um comentario