Banca Examinadora do Detran aplicou cerca de 80 mil provas práticas

Banca Examinadora do Detran aplicou cerca de 80 mil provas práticas

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) realizou, nesta semana, um levantamento da atuação da Banca Examinadora, de janeiro a outubro desse ano. Conforme relatório da Gerência de Banca Examinadora, cerca de 30 mil provas teóricas foram aplicadas a candidatos que buscam pela primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O índice de aprovação corresponde a 70% do total, de acordo com estatísticas do órgão.

Entre as provas práticas foram aplicadas cerca de 20 mil para a categoria “A”, com aprovação de 83%, e 25 mil para habilitação na categoria “B”, com o índice de aprovação de novos condutores correspondente a 73%. Em 2015, a Banca Examinadora aplicou 63 mil provas práticas e 43 mil provas teóricas no Estado.

Segundo o gerente da Banca Examinadora do Detran, Dionelson Brito dos Santos, o órgão tem trabalhado constantemente para prestar um atendimento de qualidade aos candidatos, dando o suporte necessário na avaliação das provas práticas e teóricas. “Em 2015 os trabalhos da Banca foram positivos. Continuamos a ampliar nossos serviços, a fim de aumentar os índices de assistência aos candidatos em todo o Tocantins”, afirmou o gerente.

Banca Examinadora

A Banca Examinadora do Detran é responsável por aplicar as provas práticas e teóricas referentes ao processo de habilitação, bem como fornecer os resultados de aprovação ou reprovação, via sistema DetranNet. A Banca insere o cidadão no trânsito, observando as condições técnicas dos candidatos de trafegarem, conscientemente, sem causar danos aos outros condutores e também a pedestres. 

Atendimento

O atendimento feito pela Banca estende-se a todo o território tocantinense, sem nenhuma taxa adicional destinada aos candidatos que moram no interior do estado. As bancas fixas atendem os municípios de Palmas, Araguaína e Gurupi, e as móveis circulam em todo o Tocantins, conforme solicitação dos Centros de Formação dos Condutores (CFCs). As Bancas móveis atuam, ainda, de acordo com agendamento dos CFCs, e contam com examinadores de Palmas, Araguaína e Gurupi, dependendo da rota de cada região.

Pistas

Sobre as pistas destinadas à realização das provas práticas, é importante salientar que para a categoria B (carros), o Detran cumpre as exigências das Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em que os referidos exames devem ser feitos nas vias públicas. Já para a categoria A, o Detran disponibiliza duas pistas, uma na sede do órgão, na Região Norte de Palmas, e a outra, no Jardim Aureny III, na Região Sul da capital. Está em andamento o projeto de construção de mais uma pista categoria A, em Araguaína, que será administrada pela Ciretran.

Erros mais freqüentes

Entre os erros mais frequentes cometidos pelos candidatos, estão os vícios daqueles que já sabem conduzir o veículo. Outra falha são os fatores emocionais, que influenciam diretamente na conduta do concorrente à 1ª CNH.

Para quaisquer dúvidas sobre as avaliações teóricas e práticas, bem como os respectivos resultados, contatar a Gerência de Banca Examinadora pelo telefone (63) 3218-3047 ou pelo e-mail: agendamento.gbex@detran.to.gov.br. 

 

(Fabiana Nogueira e Umbelina Costa/Foto: Félix Carneiro)

Fazer um comentario