Dia do Doador Voluntário de Sangue: Hemorrede comemora 18 mil doações

Dia do Doador Voluntário de Sangue: Hemorrede comemora 18 mil doações

Instituído como uma forma de homenagear as pessoas que de forma voluntária ajudam ao próximo doando sangue, o Dia do Doador de Sangue é celebrado neste dia 25 de novembro, por toda Hemorrede do Tocantins. Em comemoração a data, o Hemocentro da Capital, localizado próximo ao Detran, vai receber os doadores voluntários com um café da manhã especial a partir das 8h30. A ação, segundo a gerente de Captação de Doadores, Denis Gomes, é uma forma de parabenizar e agradecer as mais de 18 mil doações já recebidas somente de  janeiro a outubro pela Hemorrede do Tocantins.  

“Somos muito gratos a todos os doadores que nos ajudam a salvar vidas diariamente. Alguns estão conosco há vários anos e outros doaram apenas uma vez, mas sem dúvida fizeram a diferença na vida de alguém e isso é o que mais importa para nós de toda a Hemorrede do Tocantins, que busca diariamente atender as demandas por transfusão de sangue”, destacou. 

O técnico agropecuário Mozart Serafim da Silva já realizou 53 doações ao Hemocentro de Palmas e fala sobre o sentimento que este ato traz. “Sou doador desde minha época de estudante e há alguns anos passei a doar de forma mais assídua. Sinto que ao doar, sou o maior beneficiado, tenho mais saúde e me sinto muito bem ao saber que posso contribuir com a vida de outra pessoa”, enfatizou. 

Com 49 doações realizadas só ao Hemocentro de Palmas, o militar da reserva, Raimundo Pereira Amorim, conta que aos 18 anos fez a primeira doação para a esposa de um colega de trabalho e desde então nunca mais parou. “Fui doador durante muitos anos em Goiânia, depois mudei para Araguaína e doava de acordo com as necessidades que iam surgindo, sempre que sabia que alguém tava precisando ia lá e doava. Aqui em Palmas, sou doador desde quando a unidade funcionava na Arse 5. Não existe nada melhor do que ser suprida a necessidade de uma pessoa e ao saber que ao doar estou prolongando a vida de alguém aqui na terra, me sinto muito feliz e realizado”, disse.

 Quem pode doar
Segundo recomendações do Ministério da Saúde, para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias, pesar mais de 50 quilos, está em bom estado de saúde, ter alimentação saudável e comparecer à unidade coletora portando um documento oficial com foto. Homens podem fazer até quatro doações anuais com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Em cada coleta é retirado um volume de 450 ml de sangue. 

Endereços dos Hemocentros no Tocantins:

Hemocentro Coordenador de Palmas
Endereço: 301 norte, conjunto 02, LT 01
Horário de atendimento: 07h às 18h
Telefones/Fax: 3218-3294/3232
Email: hemoto.doesangue@saude.to.gov.br   

Unidade de Coleta ao anexo do HGP
Endereço: 201 Sul, NS01, Conjunto 02, LT 01 – Palmas – TO
Horário de atendimento: 07h às 18h
Telefones/Fax: 3218-7340
Email: hemoto.doesangue@saude.to.gov.br   

Hemocentro Regional de Araguaína
Endereço: Rua 13 de maio, nº1336,
Horário de atendimento: 07h às 18h
Telefones/Fax: 3411-2915/2916/2917
Email: hemara.doesangue@saude.to.gov.br   

Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis
Endereço: Rua Anicuns, nº 200, Centro
Horário de atendimento: 07h às 12h30
Telefones/ Fax: 3456-1343
Email: uctaugustinopolis.doesangue@saude.to.gov.br   

Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional
Endereço: Avenida Luis Leite Ribeiro S/N, Centro
Horário de atendimento: 07h às 12h30
Telefones/Fax: 3363-8321
Email: uctporto.doesangue@saude.to.gov.br   

Núcleo de Hemoterapia de Gurupi
Endereço: Rua 14 de novembro quadra 117, LT 08, Centro
Horário de atendimento: 07h às 12h30
Telefones/Fax: 3312-2237
Email: hemonucleogpi.doesangue@saude.to.gov.br

 

(Aldenes Lima)

Fazer um comentario