Moradores registram morte de peixes no rio Lontra, em Araguaína

Moradores registram morte de peixes no rio Lontra, em Araguaína




Laudo do Naturatins apontou que a causa seria o esgoto jogado no local.
O MPE vai pedir na Justiça que empresas parem de praticar esta ação

 

Moradores de Araguaína registraram a morte de peixes de várias espécies às margens do rio Lontra. Em um vídeo é possível ver que a água estava muito escura. 

A  dona de casa, Vivian Nune fotografou os peixes mortos. “Fomos pegando os peixes que conseguimos e colocando em baldes de água para ver se conseguimos salvar, mas não conseguimos”, afirma.

O Naturatins fez uma nova coleta da água e dos peixes mortos e o laudo sai em um mês. “Estamos encaminhando essas análises de água e de peixes para UFT em Palmas para chegarmos a uma conclusão, embasamento maior para chegar a uma conclusão e chegar a causa da mortandade”, explica o bombeiro civil, Joel Ferreira de Sousa.

Em julho desse ano os peixes também apareceram mortos no rio. Um laudo do Naturatins apontou que a causa seria o esgoto jogado no rio pela Odebrecht Ambiental. A empresa foi multada em R$ 1,5 milhão, mas ainda está recorrendo da multa. Na época nove empresas foram citadas como causadoras da poluição.

Essa mortandade de peixes acontece no Rio Lontra há mais de dois anos. O Ministério Público vai pedir na Justiça que as empresas deixem de jogar o esgoto tratado no rio.

“O responsável por esse lançamento de esgoto deverá ser notificado para que não ocorra mais o lançamento indevido. Um dado muito importante é que dessa vez o dano ambiental foi maior que o anterior”, afirma a promotora de Justiça, Ana Paula Catini.

A Polícia Civil também deve acompanhar o caso. “O MP vai solicitar inquérito policial para apurar esse crime ambiental de poluição”

Em nota, a Odebrecht Ambiental|Saneatins informou que não há qualquer relação entre a morte de peixes e a operação da estação de tratamento de esgoto neblina.

 

(Do G1, Tocantins)

Fazer um comentario