Valderez participa de ações do Dia Nacional de Combate ao Aedes Aegypti: mobilização contou com a presença do ministro do Planejamento

Valderez participa de ações do Dia Nacional de Combate ao Aedes Aegypti: mobilização contou com a presença do ministro do Planejamento




 

A deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP) participou nesta sexta-feira, 02, em Palmas, ao lado do ministro do Planejamento Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Henrique de Oliveira, das ações do dia Dia D Nacional de Combate ao Aedes Aegypti. 

Também participaram da mobilização, diversas autoridades do Estado, como a vice-governadora Cláudia Lélis (PV), o senador Ataídes de Oliveira (PSDB), o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, e o superintendente do Patrimônio da União no Tocantins (SPU-TO), Lucio Silva Alfenas. Na ocasião, veículos foram entregues às cidades de Palmas, Araguaína, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional para auxiliar os agentes de endemias no combate ao mosquito nos municípios. 

Para Valderez, as atividades propostas no dia D são extrema importância para conscientizar a população. Em sua fala durante a entrega dos carros, ela ressaltou a necessidade da mobilização do poder público em conjunto com a sociedade. “Não é só o dia de hoje que deve ser destinado para o combate ao Aedes, mas todos os dias, pois precisamos erradicar o mosquito, que é tão pequeno, mas que pode levar a morte. Essa ação integrada que acontece hoje é um passo fundamental para continuar a nossa mobilização aqui Tocantins”, afirmou.

De acordo com o Oliveira, o Governo Federal mobilizou os ministros para acompanharem em cada Estado do País, as ações do Dia D. Em sua fala, ele destacou ainda a importância da participação de cada cidadão no ao aedes e, consequentemente, no combate à dengue. 

“Mas é importante ressaltar que com essas ações, também estaremos combatendo a Chikungunya, a Zika, que são igualmente graves. O aedes é um mosquito caseiro, normalmente está próximo do ambiente em que as pessoas convivem. Por isso o combate a ele e a vitória só são possíveis com a participação de todos”, declarou. 

Secretário

Além de Palmas, todos os 139 municípios do Tocantins também realizaram ações de combate ao aedes aegypti. Conforme o secretário Musafir, foram realizadas palestras, capacitações para que todos os profissionais e cidadãos possam trabalhar de forma integrada em cada cidade. “E esses veículos que foram entregues hoje, por exemplo, vão beneficiar os agentes de combate às endemias, que poderão orientar de perto a população, levando informação para cada cidadão”, disse.

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) apontam que em 2016 foram confirmados no Tocantins, 5.818 casos de dengue, 339 de chikungunya e 1.167 de zika e nenhum óbito. 

Demais visitas

Pela manhã, toda a comitiva participou de uma solenidade no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar e, logo após, da entrega dos veículos que auxiliarão os agentes de endemias municipais. Posteriormente, foi realizada uma visita na quadra 303n, na residência do Senhor Jales Antônio Carneiro, que mostrou o que deve ser feito para evitar a proliferação do mosquito. 

Ainda pela manhã, a comitiva visitou a Escola Municipal de Tempo Integral Padre Josimo e as sedes da Polícia Federal, do Tribunal de Contas da União (TCU-TO), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Superintendência do Patrimônio da União no Tocantins (SPU-TO).

 

(Eduardo Azevedo)

Fazer um comentario