Mais de 40% dos estudantes deixam de fazer o Enem no Tocantins

Mais de 40% dos estudantes deixam de fazer o Enem no Tocantins




Mais de 40% dos estudantes que iriam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Tocantins, não compareceram aos locais de prova. O dado foi divulgado Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O teste foi aplicado neste sábado (3) e domingo (4) em cinco cidades do estado.

Ao todo, 3.070 estudantes estavam inscritos para fazer o exame em Araguaína, Miracema do Tocantins, Palmas, Porto Nacional e em Tocantinópolis. No sábado, primeiro dia de aplicação, 1.287 candidatos faltaram. O número representa 41,92% de abstenções. As provas foram: ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com 4h30 de duração.

No segundo dia, o número de faltosos foi ainda maior. Ao todo, 1.335 candidatos não compareceram, uma porcentagem de 43,49%. As provas aplicadas foram: linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com 5h30 de prova.

O número de abstenções no Tocantins foi maior que a média nacional, de 30,4%. O ministro da Educação, Mendonça Filho, informou que a porcentagem ficou acima da média de anos anteriores. Em 2015, segundo ele, cerca de 28% dos inscritos não compareceram.

O ministro ainda apresentou uma conta com base no custo médio de cada prova, de R$ 90 reais. “Significa que o governo federal gastou praticamente R$ 236 milhões que não foram, digamos assim, aproveitados. Além do esforço técnico, profissional e de segurança que poderia, dentro do MEC, ser aplicado para outras áreas”, afirmou.

 

(Do G1, Tocantins)

Fazer um comentario