Mais de 300 pessoas qualificadas pela Prefeitura em Araguaína

Mais de 300 pessoas qualificadas pela Prefeitura em Araguaína




Entrega de certificados de nove cursos foi realizada na tarde da última sexta-feira, 9, no Centro de Geração de Renda

Mais 378 pessoas receberam certificados de cursos oferecidos pela Prefeitura de Araguaína, na tarde da última sexta-feira, 9, no Centro de Geração de Renda. A solenidade de entrega contou com a presença da primeira-dama Nil Dimas, do secretário municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação, José da Guia, da coordenadora do Centro, Marizam Rodrigues dos Reis, da superintendente da Atenção Social, Valéria Domingues, além dos alunos formandos e familiares.

Durante a solenidade, a primeira-dama Nil Dimas, falou sobre o espaço oferecido para a comunidade se qualificar e preparar para o mercado de trabalho. “Este espaço foi reinaugurado em agosto porque até então era na secretaria. O nosso grande sonho era trazer para onde está atualmente, aqui no centro, porque aqui em frente tem o terminal de transporte coletivo que facilita as pessoas a vir fazer os cursos”, explicou.

A partir do novo local, a Prefeitura conseguiu oferecer mais cursos para a comunidade. “Implantamos os seguintes cursos: auxiliar administrativo, vendas e de informática. E no próximo ano vamos ampliar ainda mais a oferta de cursos pois estamos procurando parcerias não só com o Ministério do Trabalho, como o Senai, Senac que já confirmaram a parceria com a Prefeitura”, destacou Nil.

O secretário municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação, José da Guia, comentou sobre a ampliação dos cursos para 2017. “Para o próximo ano teremos novidades para o Centro de Geração de Renda. Nós estamos pleiteando junto com o Ministério do Trabalho a assinatura de um convênio para ampliar o número de cursos, capacitações, inserção de pessoas no mercado de trabalho. Estamos com a possibilidade bem real de sermos o município piloto no país, nesse modelo de parceria através da Prefeitura, por meio da secretaria, e o Ministério do Trabalho, em Brasília”, informou o secretário.

Formandos

A pedagoga da Casa de Acolhimento Ana Carolina Tenório, Jalbas Andrade Maranhão, foi até o Centro de Geração de Renda para receber os certificados dos jovens que fizeram os cursos. A Casa de Acolhimento recebe crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

“A partir dos 14 anos a gente procura ingressá-los nos cursos de capacitação oferecidos pelo município e o Centro de Geração de Renda sempre abriu as portas pra gente. Assim quando abre as inscrições, somos avisados sobre os cursos para os jovens fazerem”, disse a pedagoga. “Eles gostam demais; dois jovens desses que eu estou pegando o certificado agora já estão trabalhando no Jovem Aprendiz, estão fazendo estágio no contraturno; aqui contribuiu bastante para chegar a esta vitória deles”, comentou Jalbas.

Uma das formandas foi Débora Aline Santos Sousa que fez o curso de auxiliar administrativo. “A gente aprendeu como entrar no mercado de trabalho, foi muito produtivo fazer esse curso, estou com uma expectativa boa agora daqui para frente. Já coloquei no meu curriculum o curso, agora vamos esperar o resultado”, disse já na expectativa de um futuro melhor.

Outra que fez o curso do Centro foi Ana Paula Miranda Martins; ela fez o curso de biscuit. “Tenho expectativa de fazer agora, lá para início do próximo ano, para aumentar a renda da família, já que até o momento não tenho nenhuma outra renda”, contou entusiasmada.

Capacitações

Nesta formatura, foram 378 pessoas qualificadas nos cursos de biscuit, pintura em tecido, bordado à mão, crochê, panificação, auxiliar administrativo, operador de caixa, recursos humanos e técnico de vendas, ofertados gratuitamente no período de agosto a dezembro.

Desde 2013, mais de quatro mil pessoas receberam formação profissional ofertada pela Prefeitura de Araguaína. Em funcionamento desde 2014, o Centro de Geração de Renda foi responsável pela formação de 1.632 pessoas, com 112 turmas formadas em diversos cursos.

 

(Joselita Matos/Foto: Marcos Filho)

 

Fazer um comentario