Dia Mundial do Câncer: Ações de prevenção é o melhor combate à doença

Dia Mundial do Câncer: Ações de prevenção é o melhor combate à doença
Em Araguaína, moradores contam com campanhas, palestras e exames para conscientização da doença que mata 8,3 milhões de pessoas por ano

 

No Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, destaca a importância da prevenção no combate ao câncer, que mata 8,3 milhões de pessoas por ano no mundo inteiro. Essa data foi criada em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC).
 
O tema escolhido pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) para a campanha de 2017 é o câncer infantojuvenil, principal causa de morte por doença em crianças e adolescentes no Brasil. A campanha alerta a população sobre os sinais e sintomas e a importância do diagnóstico precoce. Cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.
 
Prevenção
Em 2016, a Secretaria da Saúde realizou 2.933 exames de PCCU, 1.268 exames de PSA e ofertados 1.426 exames de mamografia, sendo realizadas ainda diversas ações educativas nas unidades de saúde, comunidade, escolas e empresas.
 
Diversas outras ações são realizadas pela Prefeitura visando a prevenção do câncer bem como a detecção precoce da doença. Entre elas, está a realização de campanhas como o Outubro Rosa e Novembro Azul.
 
Durante a realização dessas campanhas, os profissionais da saúde promovem uma conscientização para que as pessoas façam os exames clínicos alertando para a prevenção e o diagnóstico precoce. Exames como o PCCU – Prevenção de Câncer do Colo Uterino e de PSA – antígeno prostático específico são ofertados para detectar ou câncer de mama, ou de colo uterino, ou de próstata.
 
Dia Mundial do Câncer
A campanha do Dia Mundial do Câncer desse ano segue o conceito “Nós podemos. Eu posso”, escolhido pela UICC para o período de 2016-2018, que pretende mostrar como todos – em grupo ou individualmente – podem fazer a sua parte para reduzir o impacto do câncer no mundo.
 
No Brasil, o câncer é a principal causa de morte por doença em crianças e adolescentes, sendo superada somente pelos acidentes e mortes violentas. Entre 2009 e 2013, o câncer foi responsável por cerca de 12% dos óbitos na faixa de 1 a 14 anos, e 8% de 1 a 19 anos. No Brasil, foram registradas 2.724 mortes por câncer infanto-juvenil em 2014 (ano mais recente com informações compiladas).
 
O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa da UICC, uma organização não governamental que une a comunidade internacional com o objetivo de reduzir a carga global do câncer, para promover uma maior equidade, e para integrar o controle da doença na saúde mundial e na agenda de desenvolvimento.
 
(Joselita Matos/Fotos/crédito: Marcos Filho)

Fazer um comentario