Prefeitura agiliza recuperação de ruas com tecnologia em Araguaína

Prefeitura agiliza recuperação de ruas com tecnologia em Araguaína




A miniusina móvel de asfalto produz uma média de sete toneladas por dia de asfalto usinado e diminui tempo para recuperar trecho de rua de um dia para três horas

 

Uma nova tecnologia em operação em Araguaína, a miniusina móvel de asfalto, trouxe agilidade e qualidade na recuperação das ruas. Com asfalto usinado, a máquina utilizada pela Prefeitura produz em média sete toneladas por dia e consegue diminuir o tempo para recuperar um trecho de 800 metros de um dia para três horas. Com a tecnologia, as solicitações dos moradores podem ser atendidas com mais rapidez e durabilidade.
 
De acordo com o diretor de Vias Urbanas da Secretaria da Infraestrutura, Jerry Adriano Alves Barbosa, a qualidade do material é totalmente superior em relação ao utilizado anteriormente. “O material era feito de qualquer forma; antes era o PMF frio (pré-misturado a frio) e hoje utilizamos o usinado”, explicou.
 
Outro avanço foi a facilidade no trabalho. “Antes o serviço era feito utilizando caçamba e dois tratores, envolvendo oito homens na recuperação. Hoje só temos um veículo que é a máquina e envolve apenas quatro homens no serviço. Facilitou demais”, explicou.
 
Qualidade nos serviços
Desde o início de 2013, a Prefeitura vem trabalhando na reconstrução e recuperação dos mais de 400 quilômetros de pavimento que estavam danificados. Até o fim de 2016, foram mais de 300 km de reconstrução e pavimentação de vias.
 
Com uma nova forma de trabalhar, com mais eficiência e qualidade nos serviços, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Infraestrutura, começou a utilizar o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) na pavimentação das ruas. O processo não necessita de um período longo de secagem. Logo depois de aplicado, já pode receber tráfego e, caso chova, não sofrerá danos. Além da aplicação mais eficaz, o CBUQ tem durabilidade de até 10 anos.
 
Ressaltando que a qualidade do asfalto é superior ao que foi implantado em gestões anteriores, deixando problemas históricos de buracos na cidade, além da preocupação com a drenagem e urbanização dos setores.
 
Solicitações
A Prefeitura conta com agendamento de recuperação das ruas e atende conforme a urgência e demanda. A comunidade pode solicitar esses serviços de manutenção entrando em contato direto com a Secretaria da Infraestrutura através do telefone 3411-7092.
 
(Joselita Matos/Fotos: Marcos Filho)

Fazer um comentario