Palestras sobre vacinas contra HPV e meningites acontecem em escolas

Palestras sobre vacinas contra HPV e meningites acontecem em escolas




Objetivo principal é mobilizar a comunidade sobre a importância da vacina em crianças e adolescentes. As palestras esclarecem sobre a importância da imunização

 

Crianças e adolescentes devem procurar as unidades básicas de saúde (UBS) o quanto antes para vacinar contra o vírus HPV e meningites. Com o intuito de tirar dúvidas de pais ou responsáveis, equipes de saúde da Prefeitura de Araguaína realiza campanha de mobilização nas unidades escolares. O foco da campanha será direcionado às mudanças no Calendário Nacional de Vacinação, com ênfase nas vacinas HPV e meningocócica C, que agora podem ser aplicadas juntas.

A campanha destaca a importância do trabalho em conjunto entre os profissionais da saúde e gestores da educação. Além dos pais, que são os maiores responsáveis e incentivadores dos adolescentes, alvos da campanha.
 
A meta do Município é vacinar 8.808 meninas e 3.042 meninos contra o HPV. Já para meningocócica C a meta é imunizar 6.061 meninos e meninas. Já foram vacinados até agora contra o HPV 1.095 adolescentes.
 
Dia D
O Dia D de vacinação no Município acontecerá no dia 25 deste mês, de 7 às 13 horas, nas UBS. No Município, a vacinação já está disponível em todas as UBS de segunda a sexta-feira, no período da manhã, para os meninos de 12 e 13 anos e meninas de 8 a 14 anos.
 
No mesmo período está acontecendo a vacinação contra meningite, para crianças e adolescentes de 12 e 13 anos. A meta é vacinar 8.808 meninas e 3.042 meninos contra o HPV e 6.061 entre meninos e meninas contra meningites.

Importância das vacinas

A vacina Meningocócica C (conjugada) protege os adolescentes e amplia o efeito protetor, com a proteção indireta das pessoas não-vacinadas, em decorrência da diminuição da circulação do vírus.

A meningite é o processo inflamatório das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal), considerada uma doença grave e de rápida evolução.

O principal foco da vacinação da HPV para meninas é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual.

Já para os meninos, a estratégia de vacinação tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV.

Campanha Três Bichos

Além das palestras de HPV e Meningocócica C, equipes de saúde estão realizando também nas escolas a Campanha dos Três Bbichos com orientações sobre prevenção da hanseníase, tracoma e geohelmintíase (verminose).
 
Além das equipes das UBS, participam da ação acadêmicos do Instituto Tocantinense Antônio Carlos (ITPAC) e do Hospital Municipal Eduardo Medrado.
 
Cronograma de palestras

Dia 16 (quinta-feira)

Escola Municipal Olavo Bilac (manhã e tarde);
Escola Municipal Meu Castelinho (manhã e tarde).
 
Dia 17 (sexta-feira)
Escola Estadual André Luís (7h30);
Escola Estadual Cesar Belmiro (7h30);
Escola Estadual Vicente de Paula (7h30);
Escola Estadual Josefa Dias (7h30);
Escola Estadual Tereza Hilário Ribeiro (7h30);
Colégio Militar (manhã);
Escola Estadual Welder Mari (7h30);
Escola Municipal Maria Conceição (9h30);
Escola Paroquial Sagrado Coração de Jesus (manhã e tarde);
Escola Estadual João Guilherme (8h e 14h)
Escola Estadual Marechal Rondon (17h);
Colégio Estadual Henrique Ciqueira (manhã e tarde)
 
Dia 20 (segunda-feira)
Escola José Alves de Assis (manhã e tarde);
Escola Paroquial São Domingos (7h30).
 
Dia 21 (terça-feira)
Escola Estadual Norte Goiano (manhã e tarde);
Escola Municipal Francisco Bueno (7h30 e 13h).
 
Dia 22 (quarta-feira)
Escola Estadual Manoel Gomes (7h30 e 13h).
 
Dia 23 (quinta-feira)
Escola Estadual Jardim Paulista (8h30).

 

(Gláucia Mendes)

Fazer um comentario