Crianças terão esportes, artes e lazer nas escolas municipais de Araguaína

Crianças terão esportes, artes e lazer nas escolas municipais de Araguaína




A abertura do Programa Novo Mais Educação aconteceu nesta manhã em cerimônia realizada na Escola Municipal César Belmino, com a presença de pais, professores e autoridades

 

Mães e pais atentos acompanharam as apresentações lúdicas das crianças, com teatro, capoeira e coral, que marcaram a abertura oficial do Programa Novo Mais Educação, na manhã de hoje, 26. O evento aconteceu na Escola Municipal César Belmino, setor Tereza Hilário Ribeiro, e reuniu além de pais de alunos, autoridades, professores, coordenadores e diretores das escolas.

Neste ano, o programa foi ampliando e além de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática terá o desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer. Essas ações impulsionam a melhoria do desempenho educacional das crianças mediante a complementação da carga horária em cinco ou quinze horas semanais no turno e contraturno escolar.
 
“Todo o nosso método de ensino e recebimento dentro da escola tem como foco principal a educação em tempo integral. Algumas escolas têm estrutura completa, outras estão sendo adaptadas para receber as crianças nesse tempo mais estendido”, explicou o secretário municipal da Educação, Jocirley Oliveira.
 
Todas as escolas da Rede Municipal de Araguaína já desenvolvem o projeto. As escolas pioneiras do processo de educação em tempo integral, tendo como base o Novo Mais Educação, são a César Belmino e Simão Lutz. O principal objetivo do programa é estender a permanência da criança na escola, com atividades de aprendizagem esportivas e culturais, proporcionando a formação completa da criança.
 
O secretário acrescentou que a família é primordial nesse processo, entendendo que todas as atividades só vêm para somar, trazendo mais conhecimento para as crianças.
 
Família

Na Escola César Belmino estudam 378 alunos, desses 150 estão sendo atendidos no Programa Novo Mais Educação. Suyane Araújo da Silva, aluna especial de oito anos, que cursa o 3º ano, é uma das contemplada com as atividades do programa.

A dona de casa Jaciara de Jesus Silva, madastra de Suyane, conta que ela já desenvolveu muito com as atividades. “Nossa, não tem nem comparação. Quando ela começou as atividades não falava nada, agora já consegue balbuciar palavras como mãe, pai e consegue pedir para ir ao banheiro tranquilamente, estou muito feliz”, disse.
 
Programa

O Programa Novo Mais Educação, do Ministério da Educação, tem por finalidade principal melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.

 

(Gláucia Mendes/Foto: Marcos Filho)

Fazer um comentario