Avós e netos participam de blitz educativa em Araguaína

Avós e netos participam de blitz educativa em Araguaína




Ação faz parte da programação do Maio Amarelo, que neste sábado terá carreata em memória à morte do agente de trânsito Agenison Pereira Jorge

Idosos e crianças, avós e netos, juntos na conscientização e sensibilização no trânsito de Araguaína. Foi esse o diferencial da última blitz do Movimento Maio Amarelo realizada na manhã desta quinta-feira, 25, com a participação da Universidade da Maturidade (UMA) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), dos agentes da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) e do Detran/TO.
 
No sábado, a partir das 8 horas, as ações de conscientização seguem com carreata em memória à morte do agente de trânsito Agenison Pereira Jorge; a concentração será na Avenida Bernardo Sayão, no Entroncamento, seguindo até a Praça das Bandeiras.
 
Educação entre gerações
A dona Francisca Martins da Silva levou o seu neto Luís Gustavo, de 7 anos, para participar da blitz e falou da importância desse tipo de ação e envolver as crianças.
 
“Tem gente que sai para a rua e não está nem aí para as leis de trânsito. A gente tem que ter responsabilidade ao dirigir e andar nas ruas. E com os nossos netos acompanhando e entendendo o que são as regras, a gente transmite esse conhecimento para eles aprenderem desde cedo”, comentou.
 
O pequeno Luís Gustavo deu um breve relato: “A gente aprende muito aqui”. Disse o garoto com a vó toda orgulhosa ao seu lado.
 
A educadora de trânsito da Ciretran de Araguaína, Cleide de Sousa Moraes, falou sobre a iniciativa de levar os idosos da UMA junto com os seus netos para uma ação educativa. “A gente ministra a disciplina de Educação para o Trânsito com eles na sala de aula da UMA, e quando tem a oportunidade a gente faz aula prática. O diferencial de hoje é porque fizemos uma blitz intergeracional onde os avós puderam trazer os netos e estar repassando esse conhecimento”, explicou.
 
O movimento
A blitz faz parte da programação do Maio Amarelo, um movimento internacional de mobilização e conscientização para a redução de acidentes e para um trânsito seguro em qualquer situação. Este ano, o tema é “Vamos Criar Um Trânsito Mais Seguro”, sendo promovido pela Agência de Segurança, Transporte e Trânsito e parceiros.
 
O objetivo do movimento é tornar o tema trânsito pauta diária durante todo o mês de maio e estimular, desta forma, a participação de toda a população, empresa, governo e entidades. A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo.
 
Programação
Dia 25 (quinta-feira)   
Dia todo – Ciclo de palestras (Centro de Ensino Médio Paulo Freire, Centro); 
16h – Ciclo de palestras (Escola Municipal Cornélio Chizzini, Novo Horizonte).
 
Dia 26 (sexta-feira)
8h – Atividades práticas de Educação no Trânsito (Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino, Setor Lago Azul);
Dia todo – Curso de Pilotagem (Praça do Automóvel, na Avenida Filadélfia, Setor Santa Luzia).
 
Dia 27 (sábado)
8h – Carreata em memória à morte do agente de trânsito Agenison Pereira Jorge (concentração na Avenida Bernardo Sayão seguindo até a Praça das Bandeiras).
 
Dia 28 (domingo)
7h – Panfletagem e conscientização em corrida de rua (estande na Cônego João Lima, Centro).
 
Dia 29 (segunda-feira)
15h – Palestra (Auditório do SENAI).
 
Dia 31 (quarta-feira)
Dia todo – Peças teatrais, blitz e palestras (cidade de Babaçulândia, a 60 km de Araguaína).
 
*Eventos sujeitos a alteração

 

(Joselita Matos/Fotos: Marcos Filho)

Fazer um comentario