“Praia Limpa, Praia Viva” de 2017 terá foco na segurança dos banhistas

“Praia Limpa, Praia Viva” de 2017 terá foco na segurança dos banhistas




A campanha “Praia Limpa, Praia Viva” da Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA avança para a sexta edição e na temporada de praias de 2017 mais uma vez vai levar informação, educação e conscientização ambiental para banhistas, campistas, turistas e população ribeirinha que vão frequentar as praias de Araguanã, Babaçulândia, Xambioá e do Garimpinho (Araguaína).

O lançamento oficial será nesta sexta-feira, 23, às 14 horas, no auditório da ACIARA.

As ações principais acontecerão sob a forma de blitzes educativas nas saídas de Araguaína e nas praias das cidades balneárias, com apoio de servidores das prefeituras.

Foco na segurança

Mas a novidade deste ano está na segurança dos banhistas. Conforme conta o presidente da ACIARA, Márcio Parente, a entidade buscou uma parceria com a Marinha do Brasil de Imperatriz (MA) para realizar um curso de formação de novos fiscais.

“A Marinha foi convidada para participar de algumas reuniões de preparação do ‘Praia Limpa, Praia Viva’ e propôs o curso. Aceitamos na mesma hora. Como o efetivo deles é pouco para atuar nas praias do Maranhão e Tocantins, esses novos fiscais serão importantíssimos para resguardar a segurança de todos nas praias, porque terão o poder de autuação”, explica Márcio.

O curso acontece de 19 a 23 de junho, no auditório da ACIARA, a partir das 8 horas. No total, cerca de 30 servidores da Prefeitura de Araguaína participam do treinamento.

Neste ano, Polícia Ambiental, IBAMA, Naturatins e Marinha do Brasil atuarão nas fiscalizações de acampamentos e embarcações nas praias.

Inovando nas parcerias

Um dos pontos fortes do “Praia Limpa, Praia Viva” são as parcerias, que fortalecem e ampliam a capacidade de conscientização. Juliane Carneiro, secretária da diretoria executiva da ACIARA, ressalta o poder de mobilização dos órgãos e entidades participantes, como o SEBRAE, que mais uma vez irá trabalhar o viés econômico da temporada e já capacitou os comerciantes locais para que ofereçam mais qualidade nos atendimentos aos banhistas.

O SEBRAE também garantiu mais de 300 camisetas para que em todas as praias os participantes do projeto estejam devidamente indicados.

“Esse contato que proporcionamos todos os anos entre os parceiros é o ponto de partida para que muitos sintam-se estimulados para propor novas ações e atividades em prol de uma temporada de praias mais organizada”, conta Juliane.

Outra novidade é a colaboração do Corpo de Bombeiros, que repassou às prefeituras os modelos de boias para cercar a área de banho nos rios e evitar incidentes com afogamentos.

Fazer um comentario