Conferência de Assistência Social inicia nesta quarta-feira em Araguaína




Com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, o encontro promete discutir as necessidades e as realidades dos usuários de programas sociais do Município; abertura será às 19h30, no auditório do Senai
 
Com o objetivo de reafirmar o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade à contribuição dos usuários, será realizada a 9ª Conferência de Assistência Social de Araguaína. A abertura será às 19h30 desta quarta-feira, 28, no auditório do Sistema Nacional da Indústria (Senai). O encontro, que tem como tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS [Sistema Único de Assistência Social]”, trará para o centro do debate os usuários da política de assistência, sua realidade de vida e as demandas de acesso.

O debate ainda pretende contribuir para o planejamento da política de Assistência Social no Município, aproximando os usuários dos programas sociais das ações. Quatro eixos serão discutidos durante o encontro. O eixo 1 trará a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.

No eixo 2, serão discussões sobre gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS. O eixo 3 tratará sobre o acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos. Já o eixo 4, falará sobre a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos.

A programação segue durante toda a quinta-feira, dia 29, das 7h30 às 16h30 com palestras, formação de grupos de trabalho, exposição de relatórios, eleição de delegados, além de atrações culturais.

Programação
Dia 28 (quarta-feira)

19h30 – Início do credenciamento;
20h – Composição da mesa (Hino Nacional);
20h15 – Atração cultural (dança do Serviço de Convivência do Setor Maracanã);
20h20 – Fala da mesa;
20h50 – Leitura do Regimento Interno.

Dia 29 (quinta-feira)
07h30 – Continuação do credenciamento;
8h30 – Palestra “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS” (palestrante: Coronel Patrícia Rodrigues do Amaral – secretária estadual do Trabalho e Assistência Social do Tocantins);
9h30 – Apresentação dos eixos temáticos;
10h30 – Formação dos grupos de trabalho;
12h – Almoço;
13h – Atração cultural;
13h30 – Exposição dos relatórios dos grupos;
15h45 – Eleição dos delegados;
16h05 – Avaliação da conferência;
16h30 – Encerramento.

 
 
(Thatiane Cunha)

Fazer um comentario