Avenida Filadélfia recebe novo acesso para melhorar trânsito e evitar acidentes

Avenida Filadélfia recebe novo acesso para melhorar trânsito e evitar acidentes




A intervenção faz parte do projeto de vias de acesso; em toda a cidade, obras em ruas que ligam diversos bairros têm garantido mais segurança aos motoristas e pedestres

 

No cruzamento da Avenida Filadélfia com a Rua Primeiro de Janeiro em Araguaína estão sendo construídas novas vias, com interseções em nível, destinadas a melhorar o grande fluxo de veículos naquela região.  Os desvios fazem parte do projeto de vias de acesso da Prefeitura de Araguaína em diversos pontos da cidade para melhorar a trafegabilidade e evitar acidentes. Asfalto, drenagem e sinalização das ruas que dão acesso aos bairros garantem mais segurança aos motoristas e pedestres.

De acordo com o engenheiro da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Rômulo Silva, o acesso ao cruzamento mais elaborado com as interseções em nível é para diminuir os problemas. “Eles evitam as possíveis colisões entre os veículos. Essas alças dão mais fluidez ao trânsito na região, reduzindo os acidentes e proporcionando um trânsito mais seguro”, considerou.

O prefeito Ronaldo Dimas explica que a mudança de rotatória para alças viárias no local foi visando não atrapalhar o trânsito. “Esperamos que o buracão da Avenida, que liga a TO-222 seja reparado o mais rápido possível, o mais tardar ano que vem. Em seguida, será executada uma rotatória, em um modelo diferente e em uma outra etapa”, ressaltou.  
 
Outras obras na Avenida Filadélfia seguem em ritmo acelerado, como estacionamento, drenagem superficial, rampas de acessibilidade. Uma academia ao ar livre também será construída na avenida.

Trecho mais largo
 
A construtora Ipanema responsável pela obra no trecho já realizou a terraplanagem e imprimação, em seguida será aplicado o asfalto. O desvio de 200 metros tirará o fluxo direto de um trecho estreito da avenida e interligará novamente à avenida em outro ponto mais largo.

A rotatória permitirá que o trânsito flua com mais facilidade no cruzamento. Para essas intervenções, serão utilizados 3 mil metros quadrados de asfalto de qualidade, o CBUQ, além de drenagem superficial e meios-fios. Serão implantados ainda bueiros para diminuir a intensidade da água das chuvas no local.
 
Vias de Acesso

O Projeto Vias de Acesso aos Bairros já melhorou o trânsito em diversos locais. É o caso das Rua 14 de Dezembro, no Setor Entroncamento, dando acesso aos setores Itapuã, Planalto, Entroncamento e São Pedro à Avenida Cônego João Lima. Já a Rua Ademar Vicente Ferreira, no Centro, liga os setores Noroeste, Bairro Senador e Dona Nelsia.
  
Mais rotatórias

A Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) já tem projeto com diversas outras medidas de implantação nas vias para melhorar

Em andamento, estão as obras da Avenida Independência que dá acesso à parte sul da cidade passando pelo bairro Nova Araguaína. A rua que inicia no cruzamento com a Avenida Filadélfia está sendo executada com duas faixas de rolamento e contará com ciclofaixa em toda sua extensão.

“Essa rua que fica localizada atrás do Centro Universitário Itpac irá margear o lago, será uma importante via de acesso à avenida Filadélfia sem passar pela BR-153, de forma mais rápida e segura”, disse Dimas.

a trafegabilidade, como rotatórias. Está em estudo a rotatória das Avenidas José de Brito com a Marginal Neblina e Tocantins também com a Marginal.

Outra rotatória será em frente ao supermercado Atacadão na Avenida Filadélfia e também no cruzamento da mesma Avenida com a Dom Emanuel, próximo ao parque de exposições.

Deve ser executada também rotatórias no cruzamento das Ruas Jatobá e Rodoviária, no setor Araguaína Sul e na Avenida Castelo Branco com a Sales Paulo, no setor Brasil, próximo ao Cantinho do Vovô.

 

(Gláucia Mendes/Fotos: Marcos Filho)

Fazer um comentario