Cartão postal da região, Via Lago conta com rede de drenagem de alta resistência

Cartão postal da região, Via Lago conta com rede de drenagem de alta resistência




Já foram implantados 750 tubos de PEAD, que possuem durabilidade de até 75 anos; a etapa segue com conclusão da galeria tripla em concreto armado. Inauguração será em novembro

 

A obra da Via Lago segue em ritmo acelerado para a inauguração em novembro. Além da construção da ponte, está sendo realizada a rede de drenagem de alta resistência. Já foram implantados mais de 4.500 metros de rede, com 750 tubos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD). A rede está sendo feita em linhas simples, duplas e triplas, contornando toda a extensão da via.
 
De acordo com o secretário da Infraestrutura, Simão Moura, nesta etapa ocorre a complementação da terraplanagem. “Início da camada de sub-base, conclusão da galeria tripla em concreto armado, drenagem pluvial em tubos em PEAD, com serviços de escavação de vala, acerto manual de fundo de bala e reaterro”, explicou.
 
PEAD
O PEAD é altamente resistente e possui durabilidade de até 75 anos. Os tubos substituem outros materiais da indústria, como concreto e a cerâmica, e moderniza o sistema de saneamento, drenagem, águas pluviais e manejo de fluidos à base de água em geral.
 
Outros serviços
Ainda na execução da Via Lago, está sendo feita a continuidade da Rua Ademar Vicente Ferreira, e a Rua Érico Verissimo, a qual interligará com a via ao Centro, facilitando a passagem para a região sul, que conta com sete bairros populosos.
 
Essas vias de acessos já estão em construção e terão a distância de cerca de 800 metros da Avenida Filadélfia até a Via Lago. Também está sendo construída a Rua do Bosque. As máquinas fizeram a terraplanagem do local e serão implantadas drenagem, galeria e cinco rotatórias.
 
Via Lago
A Via Lago terá 1,84 km de extensão, começando na foz do Córrego Neblina (no cruzamento com a Avenida Filadélfia) seguindo até os setores Lago Azul, Cidade Nova e Nova Morada, com três pistas duplas, ciclovia e calçamento para pedestres. A obra será entregue, durante as comemorações do aniversário de Araguaína, de 11 a 14 de novembro.
 
Recursos
Na primeira etapa da Via Lago, foram investidos R$ 5 milhões, com recursos do Município, quando foi feita parte da terraplanagem. Para a segunda etapa, o Governo Federal e o Município disponibilizaram recursos de R$ 13,5 milhões. Os investimentos complementares do Tesouro Nacional são provenientes de emendas parlamentares do deputado federal César Halum e do senador João Ribeiro (in memoriam).
 
 
(Joselita Matos e Gláucia Mendes/Fotos: Marcos Filho)

Fazer um comentario