Estratégia e Inovação na Saúde é tema de debate em Araguaína

Estratégia e Inovação na Saúde é tema de debate em Araguaína

As principais demandas relacionadas à estratégia e inovação na área da Saúde foram debatidas em Araguaína/TO, na última sexta-feira, 22, entre o coordenador do curso de Gestão Hospitalar da Faculdade Católica Dom Orione, Rogério dos Reis Brito, e o secretário municipal de Saúde, Jean Luís Coutinho Santos. O debate fez parte da programação do 2º Workshop de Gestão, promovido pela academia entre os dias 21 e 23 de setembro, reunindo cerca de 300 participantes.

“O mercado de trabalho precisa de gente pronta”, destacou o professor Rogério ao falar da importância dos profissionais de gestão e futuros gestores conhecerem as tecnologias usadas atualmente na saúde. “Os hospitais públicos, privados, as clínicas, precisam se informatizar, mas precisam de gestores. Estamos ensinando os alunos a serem consultores, para que conheçam a fundo o processo, se lancem no mercado e realizem as implantações tecnológicas de forma efetiva”, frisou Reis.

O coordenador destacou ainda as parcerias que o curso de Gestão Hospitalar tem realizado para preparar melhor seus futuros egressos. “Estamos fazendo convênios com instituições públicos e privadas e com a Secretaria Municipal de Saúde, para que os acadêmicos possam, por meio de visitas técnicas e estágios, terem uma vivência efetiva da sua área de atuação e saírem da faculdade preparados para entrar no mercado de trabalho e fazer a diferença”, comentou.

Para o secretário de saúde, a parceria entre faculdade e poder público é fundamental para trazer ideias inovadoras para a gestão do município. “Temos que procurar as instituições de ensino para trazer soluções. O professor Rogério já está em contato conosco há muito tempo, estamos conversando para desenvolver projetos de inovação, projetos que aprofundem a participação dos estudantes dentro do serviço público, para verem como funciona e trazer novas ideias pra gente”, explicou Jean Luís.

Com duração de três anos, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Faculdade Católica Dom Orione prepara profissionais para atuarem na organização instituições dedicadas à saúde, como clínicas, laboratórios, hospitais e asilos. Dentre as atribuições destacam-se o controle de estoques e fluxo de materiais, gerenciamento da manutenção de equipamentos, controle de procedimentos ligados à administração geral e à limpeza e fluxo de resíduos hospitalares e a gestão de recursos humanos dentro de unidades ligadas à saúde.

 

(Rodrigo Martins)

Fazer um comentario