Prestigiado e reconhecido pela gestão de Palmas, Amastha assume FNP e destaca: “País precisa entrar na era dos municípios”

Prestigiado e reconhecido pela gestão de Palmas, Amastha assume FNP e destaca: “País precisa entrar na era dos municípios”




Temas como novo pacto federativo e defesa intransigente do fortalecimento dos municípios serão o espírito da gestão de Carlos Amastha na Frente Nacional dos Prefeitos. Prefeito licenciado de Palmas foi citado como gestor de excelência, inovador, atuante e comprometido 

 

Prestigiado por personagens importantes da gestão pública e representantes de várias correntes políticas do país, o prefeito licenciado de Palmas, Carlos Amastha (PSB) tomou posse como presidente em exercício da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Durante a cerimônia, na tarde desta terça-feira, dia 10, em Brasília (DF), Amastha foi reconhecido pelo trabalho à frente da capital tocantinense, sendo chamado nos pronunciamentos de gestor de excelência e exemplo de prefeito. Nos próximos 40 dias, Amastha estará à frente da entidade que representa os municípios brasileiros, bem como todas as capitais do país, ou seja, 60% dos habitantes e 75% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Para Amastha, a FNP é, além de uma responsabilidade, o reconhecimento do trabalho feito na gestão em Palmas. “É uma grande responsabilidade um prefeito de Palmas assumir função tão importante. Mas, estou consciente que isso ocorreu por causa de muito trabalho realizado na nossa capital. Palmas hoje é referência de cidade em vários índices e setores. Temos, por exemplo, um sistema de saúde que funciona perfeitamente no nosso município. Hoje Palmas, com a nossa gestão, é uma cidade de todos. Palmas saiu de ser um patinho feio, Palmas virou cidade de novela”, disse.

No pronunciamento, Amastha destacou suas metas. “Vamos atuar na interiorização dos trabalhos, destravar a máquina da burocracia no país e ouvir a sociedade”, disse.  Ele prega a “era dos municípios”, ratificando o seu pensamento, segundo o qual, as soluções dos problemas do país estão nas cidades, principalmente os econômicos. Para o gestor, o ritmo da economia é guiado pelas cidades modernas. “Muito antes da vida política, como cidadão, tive paixão muito grande pelo municipalismo e sempre tive preocupação com a discussão do novo pacto federativo. Hoje o mundo mudou. Mais de 80% dos brasileiros vivem nas cidades. E aqui nas cidades que precisamos ser atendidos em todas as necessidades. Esse trabalho a gente já vem fazendo. Agora, quero fortalecer essa atuação. Levar nossas demandas às autoridades, atuar com a sociedade, ouvir o empresariado e fortalecer a luta justa. Os municípios devem ser donos do próprio destino”, complementou. 

Conforme a FNP, já nesta quinta-feira, 11, Amastha terá audiência com a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, sobre a nova metodologia de classificação de capacidade de pagamento dos municípios. Amastha também terá encontro com o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Guilherme Afif Domingos, para tratar do novo convênio que a instituição deve firmar com a FNP.  

O GESTOR AMASTHA

Presente na cerimônia, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, fez questão de ressaltar a qualidade do atendimento da saúde municipal em Palmas. “Amastha é um gestor muito competente. Como ele sempre faz nas tarefas que desenvolve, fará uma excelente gestão à frente da FNP. Em Palmas, tem um trabalho importante na saúde, a capital tem uma saúde de referência”, disse o ministro da Saúde, Ricardo Barros. “Os grandes gestores, aqueles que administram com excelência devem ser valorizados.  E a posse de Carlos Amastha na FNP é exemplo disso”, afirmou o senador Álvaro Dias (Podemos), em seu discurso.

Já Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, classificou Amastha de “inovador, atuante e comprometido”. “Satisfação do PSB em tê-lo na presidência da FNP. Temos um orgulho muito grande dos nossos prefeitos. E Amastha é um prefeito exemplar no nosso partido. Como gestor, é inovador e atuante, desenvolvendo uma nova forma de fazer política”, declarou.

Cinthia Ribeiro, prefeita em exercício de Palmas, ressaltou o orgulho de Palmas e do Tocantins por ter um representante do Estado numa posição importante para a política e gestão pública do país. “É um orgulho para Palmas e para o Tocantins o fato de o prefeito de nossa capital assumir a Frente Nacional dos Prefeitos, algo tão importante e tão relevante para a política e para a gestão pública do Brasil. A nossa certeza é que à frente da FNP, como tudo que faz, o prefeito Amastha desempenhará seu trabalho da melhor forma possível”, afirmou.

Também prestigiaram a cerimônia, entre outras autoridades, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Francisco Paulo, e o secretário Nacional de Juventude, Francisco de Assis Costa Filho, o vereador de Palmas, Tiago Andrino (PSB), entre outros.

 

(Fotos: Ricardo Nogueira/Divulgação e Phillipe Cedro/FNP)

Fazer um comentario