Esporte radical slackline chama atenção na Avenida Via Lago

Esporte radical slackline chama atenção na Avenida Via Lago




O local já se tornou tradicional para a família araguainense e agora recebe amantes do esporte que traz manobras acrobáticas em um elástico a mais de três metros do chão

 
 
Os finais de semana na Avenida Via Lago viraram sinônimo de lazer e contemplação da paisagem para as famílias. No último sábado, 20, um esporte radical chamou a atenção de quem frequentou o local: o slackline. Com jovens saltando sobre um elástico tencionado a mais de três metros do chão e fazendo manobras acrobáticas, o esporte que já era praticado no Parque Cimba e na Marginal Neblina impressiona pelo equilíbrio.
 
O casal Francisco e Adelina dos Santos, de 55 e 47 anos, respectivamente, transitavam pelo local e pararam seu veículo para observar o que consultor de vendas chamou de “equilíbrio emocional”. “É preciso ter muito sangue frio para fazer manobras de tão alto. A coragem dos meninos me impressionou muito”.
 
O esporte
A Equipe de Slackline Capa se reúne para treinar todos os finais de semana em locais públicos. O eletricista Willias Lopes, de apenas 21 anos, é o líder do grupo que conta com oito praticantes. Há três anos no esporte, ele já esteve em dois campeonatos no ano passado, ficando em segundo lugar na sua primeira participação como amador, em Teresina, no Piauí, e terceiro lugar na categoria profissional, em Caxias, no Maranhão.
 
“Eu vi o slackline pela primeira vez em uma novela. Sem conhecer ninguém que praticasse, fiz do meu jeito. Comprei uma cinta dessas de amarrar carga numa loja de material de construção, mas não era o ideal e acabei me machucando. E foi quando encontrei um amigo praticando de verdade em Araguaína que comecei a treinar e nunca mais parei”, contou o esportista.
 
O investimento para prática do esporte é de aproximadamente R$ 400, segundo Willias. Ele estima já ter gastado R$ 4 mil em equipamento. “Eu acabo pagando a maioria dos equipamentos, mas todo mundo pratica e é bem-vindo no grupo. É só aparecer”.
 
Lazer na Rua
A prática esportiva tem sido muito incentivada nos últimos anos em Araguaína devido à abertura de novos espaços públicos, como o Parque Cimba e a Via Lago, e a implantação do Projeto Lazer na Rua.  Tradicional para a família araguainense, o Lazer na Rua interdita deste 2014, aos finais de semana, uma avenida para a prática de várias modalidades esportivas, como corrida, artes marciais, ciclismo, skate, patins e slackline.
 
Desde o final de 2017, a pista da direita da Avenida Via Lago, da segunda até a terceira rotatória, fica interditada aos sábados e domingos para a prática esportiva e de lazer, das 16 às 20 horas. Antes o projeto era realizado na Avenida Marginal Neblina.
 
O projeto é promovido pela Prefeitura de Araguaína, por meio das Secretarias do Esporte, Cultura e Lazer e Infraestrutura, com apoio da Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT).
 
 
(Flávio Martin/Fotos: Marcos Filho Sandes)

Fazer um comentario