Primeira seleção para residências médicas realizada pelo HDT-UFT inscreve 60 candidatos

Primeira seleção para residências médicas realizada pelo HDT-UFT inscreve 60 candidatos




Para concorrer às 09 vagas dos programas de residência médica do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foram inscritos 60 candidatos, sendo a especialidade em oftalmologia a mais disputada, com 17 concorrentes. A prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório aplicada na primeira etapa, ocorreu na tarde desta quarta-feira (07), no Câmpus da UFT de Araguaína (TO), e o gabarito provisório está disponível no site da Copese

A próxima etapa da seleção, executada pela Comissão de Residência Médica (Coreme HDT-UFT) e Comissão Permanente de Seleção (Copese) da UFT compreenderá a realização de análise e arguição, de caráter classificatório. As atividades dos programas de treinamento iniciarão no dia 01 de março e serão cumpridos em regime de tempo integral e plantões, totalizando 60 horas semanais, perfazendo um total de 2.880 horas anuais.

O Gerente de Ensino e Pesquisa, Antônio Oliveira dos Santos Júnior, avalia o primeiro processo seletivo das residências realizado por profissionais do HDT-UFT como bastante satisfatório, tendo em vista o pouco tempo hábil. “ Estamos motivados com a chegada desses novos residentes e graças ao empenho da equipe estamos conseguindo cumprir o cronograma planejado com êxito”, ressaltou explicando que a seleção para as vagas da medicina da família e comunidade dos anos anteriores foram feitos em Palmas (TO).

Os Programas serão realizados prioritariamente nas dependências do HDT-UFT e nas unidades de saúde do Estado do Tocantins e do município de Araguaína (TO). Os candidatos selecionados e matriculados serão avaliados regularmente pelos preceptores dos respectivos Programas, de acordo com o desempenho técnico-profissional e a integração nas atividades curriculares. 

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Quadro da concorrência completo:

Especialidade Nº de vagas Nº de inscritos
Família e Comunidade 02 02
Oftalmologia 01 17
Pediatria 02 16
Infectologia 02 03
Clínica Médica 02 22



(Daianni Parreira)

Fazer um comentario