Biblioteca Municipal atrai estudantes que se preparam para concursos e vestibulares

Biblioteca Municipal atrai estudantes que se preparam para concursos e vestibulares




O local recebe mensalmente cerca de 1000 pessoas à procura de um ambiente tranquilo, acesso à internet e ao acervo de 5000 títulos

 

Estudar em um ambiente tranquilo e agradável, com acesso a um material didático de qualidade, além da dedicação, são fatores fundamentais para a conquista da tão sonhada aprovação em um concurso público. Foi por encontrar todos esses fatores que o Clésio Soares passou meses estudando todos os dias na Biblioteca Municipal Anacleto José da Silva “Conterrâneo”, em Araguaína.
 
Soares se preparou para o concurso da Defesa Social do Estado do Tocantins, foi aprovado e já está trabalhando há quase um ano. “Comecei a vir para a biblioteca por indicação de uma amiga, gostei do ambiente e passei a vir todos os dias. Logo os servidores se tornaram amigos e incentivadores”, conta Soares.
 
Durante os 18 meses em que frequentou a biblioteca, Soares conta que fez amizade também com outros usuários do local e chegou a formar um grupo de estudos. “No nosso grupo, houve outros aprovados no concurso da Defesa Social, alguns no Exame da Ordem dos Advogados (OAB) e em outros certames”, pontuou.
 
Horário de atendimento ampliado
A Biblioteca Municipal fica localizada à Rua 7 de Setembro, nº 367, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, atendendo a uma média mensal de 1000 visitantes. Além dos cinco mil livros disponíveis, os usuários podem contar com 22 computadores com acesso à internet.
 
“Para ter acesso às máquinas não é preciso fazer cadastro e o estudante pode usar o computador pelo tempo que quiser. Só precisa ter vontade de aprender. A gente sempre recebe pessoas que voltaram na biblioteca para agradecer depois de conseguirem passar no vestibular ou em concurso”, lembra um dos funcionários Wagner Luís Gonçalves Lima.
 
Modernização
Para proporcionar maior comodidade aos visitantes, a Biblioteca Municipal está recebendo melhorias estruturais, com a reforma da cozinha e construção de um auditório para 100 pessoas, e implantação de um novo sistema digital, que vai facilitar o controle do uso dos livros, além de possibilitar a catalogação e procura dos volumes nas prateleiras.
 
Para os usuários, outro benefício do novo sistema será a dispensa da entrega de fotos 3×4 no momento de fazer o cadastro na biblioteca. Atualmente, para se cadastrar o leitor precisa entregar aos funcionários duas fotos 3×4, comprovante de residência, RG, CPF e informar o telefone de duas pessoas que possam confirmar a veracidade dos documentos. O telefone da biblioteca para mais informações é 3421-1679.
 
Biblioteca Volante 
Buscando a proximidade com a comunidade e despertar o interesse de crianças e adolescentes pela leitura, a Secretaria Municipal da Educação reativará, a partir de março, o Programa Biblioteca Volante. Uma estrutura com tenda, mesas e vários títulos serão levados a escolas, praças e outros locais públicos.

 

(Flávio Martin/Foto: Fernanda de Alcantara)

Fazer um comentario