Policiais militares de Araguaína recebem capacitação sobre fiscalização da CNH digital

Policiais militares de Araguaína recebem capacitação sobre fiscalização da CNH digital




A Polícia Militar promoveu dois dias de capacitação voltada aos militares do 2º Batalhão, em Araguaína, acerca da fiscalização da nova Carteira Nacional Habilitação (CNH) em formato digital. “Os Policiais Militares receberam instruções com o objetivo de capacitá-los ao conhecimento específico sobre essa nova ferramenta da CNH digital, sabendo assim manusear e identificar a autenticidade desse documento tecnológico, na ocasião da fiscalização e orientação de trânsito”, ressaltou o tenente-coronel João Márcio Costa Miranda, comandante da Unidade.

O treinamento foi realizado na tarde da última quarta-feira, 21, e manhã de quinta-feira, 22, no auditório do SENAI de Araguaína, onde o efetivo operacional do 2º BPM foi orientado acerca das novas regras implementadas de CONTRAN, que regulamentam e instituiu a CNH digital.

O Capitão Geraldo Magela Azevedo Silva Júnior, gerente de fiscalização e segurança do DETRAN/TO, ministrou a instrução e ressaltou a importância dos policiais militares e agentes de trânsito do município terem um conhecimento específico sobre essa nova ferramenta da CNH digital, conforme a legislação vigente.

Treinamento prático

Na ocasião, foi apresentado para os policiais militares e agentes de trânsito o novo modelo de CNH com o QR Code, a chamada CNH digital, que já está sendo utilizada por condutores do Tocantins e de mais duas Unidades Federativas Brasileiras, sendo que a partir de 1º de julho deverá ser adotada em todo o território nacional.

Dessa forma, os Policiais Militares tomaram conhecimento sobre o QR Code de cada CNH digital e como realizar a fiscalização através da utilização do aplicativo criado como ferramenta específica para conferência da autenticidade dos documentos digitais.

Ressalta-se que todo usuário que já tem o novo modelo de CNH física com o QR Code pode procurar o DETRAN para cadastrar a sua CNH no modelo digital e, assim, caso esqueça o documento físico em casa e não esquecer o aparelho celular poderá apresenta-la digitalmente para o policial ou agente de trânsito e assim evitar sofrer sanção administrativa por parte do órgão de fiscalização.

 

(Gisele Meneses / Governo do Tocantins (Revisão))

Fazer um comentario