Dieta alimentar do HMA é terapia importante durante e após a internação

Dieta alimentar do HMA é terapia importante durante e após a internação




Preparada na unidade, a dieta prescrita pela equipe do hospital é aliada dos remédios na recuperação do paciente

A dieta alimentar dos pacientes infantis internados no Hospital Municipal de Araguaína – HMA é levada bem a sério pela equipe dos profissionais da saúde. Assim como o paciente precisa manter a medicação após a alta hospitalar, o mesmo ocorre para a dieta prescrita pela equipe de nutrição, já que ela é uma importante aliada no restabelecimento da saúde.

Por isso, a nutricionista do HMA, Yasmym Oliveira de Morais, chama a atenção para a necessidade de seguir com rigor a dieta prescrita. “A alimentação, assim como a medicação receitada pelo médico, também faz parte do tratamento”, explicou.

A nutricionista ressalta ainda que a “dietoterapia” é o único tratamento para alguns casos. “Existem alergias alimentares que precisam ser tratadas com muita cautela. Ao percebermos a criança com os sintomas alérgicos, trabalhamos em conjunto com os médicos para fornecer a alimentação mais adequada a ela”, disse.

Alimentos de fora do hospital mais atrapalham que ajudam

Enquanto o paciente está internado, somente o hospital pode fornecer alimentação. As mães são orientadas a não trazer comida de casa, pois, além de desequilibrar a dieta, alimentos de origem não comprovada podem pôr em risco o estado de saúde do paciente.

“O objetivo é não prejudicar o tratamento e evitar que doenças como a diabetes ou hipertensão acometam essas crianças futuramente”, informou a nutricionista.

Cozinha na unidade

Com cozinha própria, todas as refeições são preparados na unidade, alimentando pacientes, acompanhantes e colaboradores. Um rigoroso processo de qualidade garante que as normas de higiene sejam cumpridas durante todas as etapas de preparação.  

Além disso, o HMA é detentor de fórmulas que atendem as necessidades alimentares de todos os pacientes internados. O estoque é amplo e contém alimentos não perecíveis, lactário, legumes e verduras.

 

(Foto: João Neto)

Fazer um comentario