Dia de Conscientização do autismo é marcado por programação na Via Lago 

Dia de Conscientização do autismo é marcado por programação na Via Lago 




A ação, realizada na tarde de ontem, contou com palestras, rodas de conversas e outras atividades; quem passou pelo local recebeu panfletos com informações sobre o autismo

 

Thallya Winslet, de 11 anos, se divertiu na oficina de Musicoterapia da programação pelo Dia Mundial do Autismo, realizada ontem, 2, na Via Lago. Encantada pelo som, a menina logo se familiarizou com o pandeiro. Ela é apenas uma das 450 pessoas com algum grau de Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas gratuitamente na Clínica-Escola Mundo Autista, em Araguaína. 

A data foi marcada por uma programação especial com a participação de mães e profissionais que cuidam de crianças autistas. Oficinas, palestras, roda de conversa e circuito com educadores físicos foram apenas algumas das atividades.
 
Samara Lima, mãe de Thallya contou que fica muito feliz em ver que mais pessoas estão se conscientizando e abraçando a causa. “Eu já vi muito preconceito. Há pessoas que acham que crianças como minha filha são mal educadas e aí precisamos explicar sobre o transtorno, algumas pessoas param para nos ouvir, outras não. Eu descobri que ela tinha autismo quanto completou dois anos e meio, e graças a Deus tive o apoio da minha família e amigos”. 

Quem também participou do evento foi Luís Miguel Gama, de 10 anos, e ficou contente em receber pintura artística. “Meu filho era muito agressivo e agitado, após participar das ações de arteterapia melhorou muito e já consegue interagir mais com outras crianças”, contou a mãe, Gleice Karine.

Autismo

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que no mundo existem mais de 70 milhões de autistas. No Brasil são mais de dois milhões.

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por Transtornos de Espectro Autista (TEA). 

Clínica Mundo Autista

Em 2016, foi fundada a Associação Mundo Autista em Araguaína. No mesmo ano, a Prefeitura de Araguaína criou a Clínica-Escola Mundo Autista, a terceira no Brasil e primeira na região Norte, atendendo hoje a 450 pessoas com algum grau de TEA.

 

(Gláucia Mendes/Foto: Marcos Filho Sandes)

Fazer um comentario