UTI Pediátrica de Araguaína começa a funcionar

UTI Pediátrica de Araguaína começa a funcionar




A unidade iniciou atividades nesta segunda-feira, 23, recebendo as primeiras crianças que já estavam internadas no Hospital Municipal Dr. Eduardo Medrado

 

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital Municipal Dr. Eduardo Medrado recebe hoje, 23, seus primeiros pacientes. São duas crianças que já estavam internadas no hospital. Uma benção dos leitos foi realizada durante a manhã, com a presença de representantes da Prefeitura, Estado, Associação das Mães que Amam (AMA), Ministério Público Estadual (MPE/TO) e representantes da sociedade.

A Superintendente de Atenção Especializada, Maria Dulcimary Fonseca, disse que o cronograma da área técnica estabeleceu esta data para início das atividades. “Como critério de segurança, os primeiros pacientes são os que já estão no hospital, que têm esse perfil para a UTI. Aos poucos iremos abrir os leitos para a regulação estadual”, explicou.

Emoção
A benção aos leitos, presidida pelo padre Jarbas Assunção Serpa, da capela Dom Orione, foi marcada por muita emoção. “Às vezes falta boa vontade e quando todos se unem conseguem um bem comum”, disse o padre.

Luís Eduardo Tolentino e a esposa Mayara Cabral perderam uma filha por não ter UTI disponível na cidade em 2016. Ele falou da alegria que sente com o funcionamento da unidade na cidade.  “Minha filha precisava ser tratada aqui, sem os desgastes da remoção. E foi um peso na consciência não ter lutado por isso antes, porque só esperamos que alguém faça, mas é nosso dever também cobrar a responsabilidade do poder público. Voltamos pra casa sem a nossa Helena”.

A médica Ludmila Passos também falou sobre a emoção muito grande que sentia ao ver a unidade iniciar as atividades. “Nossa equipe irá procurar dar mais dignidade e conforto para as crianças que precisam da gente. A nossa missão é ter sempre esse espirito de procurar salvar vidas, fazer o possível e o impossível para garantir a vida. Claro que Deus é o senhor de tudo e se não há jeito, que sejamos o conforto às famílias”.

Unidade humanizada
A obra da UTI Pediátrica, executada pela Prefeitura de Araguaína, contou com investimentos na ordem de R$ 440 mil e ficou pronta em outubro do ano passado.  A unidade conta com layout moderno, dentro do projeto de humanização da Prefeitura, com base no Ministério da Saúde.

 

(Gláucia Mendes/Foto: Marcos Filho Sandes)

Fazer um comentario