Oportunidade de estágio é uma realidade para apenas 2,67% dos jovens do Norte do país

Oportunidade de estágio é uma realidade para apenas 2,67% dos jovens do Norte do país




Apesar do dado desanimador, empresa de Araguaína é uma das que mantém a cultura do estágio como um caminho para a experiência profissional de estudantes no mercado de trabalho

 

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Estágios mostra que de 654.944 estudantes de nível superior da região Norte do país, apenas 2,67% conseguem estagiar. Um dado preocupante diante da constante exigência de experiência profissional por parte das empresas para a contratação.

Mesmo com esse cenário, algumas organizações abrem as portas para estagiários anualmente por meio de programas de seleção, como é o caso da Rensoftware, empresa de automação comercial com sede em Araguaína e atuação em 19 estados brasileiros, e que conta com quatro estudantes estagiários no seu quadro de colaboradores.

Apoio aos estudantes

Segundo a gerente de Recursos Humanos da Rensoftware, Claudiene Borges, o objetivo da empresa é contribuir para a aprendizagem, formação humana e profissional dos acadêmicos. 

“A empresa também ganha com um profissional em busca de novos desafios, descobrindo suas habilidades e o desenvolvimento de suas competências junto à empresa”, pontua Claudiene.

Outra questão é a efetivação após o período de estágio. “Temos profissionais que foram efetivadas por meio do estágio em diversas áreas da empresa”, complementa.

Experiência única

Satisfeito com sua primeira atividade profissional, Nayrton Bertoldo comemora esta porta aberta pela empresa. O estudante está atuando no departamento de Suporte, onde tem a oportunidade de lidar com clientes e softwares desenvolvidos pela empresa.

“Estou tendo uma grande noção de como é um emprego em uma grande empresa ligada ao ramo de tecnologia, como é criado e gerenciado o software”, diz o estudante do 3º período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFTO.

Para Renato Madeira, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT-TO, a oportunidade superou todas as expectativas. Empolgado, ele diz que é surpreendente tudo que já aprendeu no departamento de Desenvolvimento. 

“Eu imaginava que seria muito bom para fixar meus conhecimentos teóricos da faculdade, mas está indo além disso e estou só no início”, destaca.

O programa de estágios da empresa conta com seleção de candidatos por meio de provas e acontece anualmente.

 

(Foto: Ricardo Sottero / Equipe Rensoftware)

Fazer um comentario