HDT-UFT mantém excelência em qualidade dos testes rápidos ofertados no CTA

HDT-UFT mantém excelência em qualidade dos testes rápidos ofertados no CTA




O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) recebeu a certificação de excelência do Programa de Avaliação Externa da Qualidade para Testes Rápidos para HIV e sífilis (AEQ-TR), referente à 16ª rodada realizada  em abril/2018. O resultado saiu no dia 11 de julho.

A AEQ-TR é uma importante ferramenta para que cada profissional que realiza Testes Rápidos na rotina possa verificar o seu desempenho, corrigir as não conformidades, quando necessário, e estar seguro de que presta o melhor serviço aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Zilene do S. Santa Brígida da Silva lembra que o CTA participa da avaliação desde a primeira rodada (2009) e se mantém com o resultado de “excelência” em todas elas. “O resultado expressa a competência técnica dos nossos profissionais e a certeza da manutenção da credibilidade do serviço para a Rede de Atenção à Saúde do estado, bem como para a Rede Ebserh”, enfatizou.

De acordo com a responsável pelo CTA e chefe da Unidade de Doenças Infectoparasitárias, Ana Emília Aguiar Vasconcelos, a participação dos profissionais validam a qualidade do diagnóstico e ao mesmo tempo, assegura o cumprimento das normas técnicas exigidas para prestar o serviço, garantindo a segurança do usuário.

O programa – é uma parceria entre o Departamento de ISTs, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde (MS) e a Universidade Federal de Santa Catarina. O objetivo é fornecer uma ferramenta simples para o controle externo da qualidade dos testes rápidos para os serviços que integram os programas do MS para a ampliação do acesso ao diagnóstico do HIV e da Sífilis, por meio da realização das testagens.

Sobre o CTA – a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (enfermeiros e técnicos de enfermagem) trabalham em parceria com toda a equipe multiprofissional, do Serviço de Assistência Especializada (SAE) em HIV/Aids e hepatites virais e do Laboratório de Saúde Pública de Araguaína (LSPA).

Serviços – oferta aconselhamento e orientações voltadas para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV, sífilis e hepatites B e C, bem como oferece testes rápidos para estes agravos, resguardando o sigilo, a confidencialidade e o respeito às diferenças.

Sobre a Ebserh: Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
 
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

(Daianni Parreira)

Fazer um comentario