Carateca do CRAS é destaque em campeonato Tocantinense

Carateca do CRAS é destaque em campeonato Tocantinense




Tocantinense de Karatê foi realizado em Palmas e o jovem Luyk Gabriel, de 11 anos, conquistou medalhas de ouro e prata na categoria Infanto-juvenil 

 

O aluno de karatê do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Setor Céu Azul, Luyk Gabriel da Silva, de 11 anos participou da 2ª Etapa do Estadual de Karatê realizado em Palmas, no último sábado, 15. O estudante competiu na categoria Infanto-juvenil e conquistou o primeiro lugar na prova de Kata (luta imaginária) e a medalha de prata no Kumite (luta com adversário).

Luyk Gabriel, que é faixa vermelha, conheceu o karatê há um ano e seis meses, quando iniciou nas aulas gratuitas oferecidas pelo CRAS do Setor Céu Azul, onde mora. “Eu achava que gostava mesmo era de futebol, mas quando comecei a ir às aulas de karatê me descobri carateca e estou muito feliz com meu resultado”, disse o garoto.

Apoiado pelo professor Douglas de Abreu, além das aulas semanais, o carateca teve uma maratona de cuidados e treinamentos que contribuíram para o bom desempenho na competição. “O Luyk é um aluno muito dedicado, não falta aula, é focado e por isso tem se destacado nas competições que participamos, é um exemplo para os colegas”, destacou o professor.

O próximo desafio do jovem atleta será a participação no Open de Karatê, que será realizado, em Novembro desse ano, na cidade de Paraíso, que pode garantir classificação na etapa Nacional da Competição. Para manter os resultados, o garoto segue o ritmo disciplinar das aulas. “Estou muito confiante que vou conseguir me sair bem, agradeço ao meu professor pela ajuda e por me incentivar a não desistir, completou Luyk Gabriel.

Aulas nos CRAS

Atualmente, mais de 100 crianças são assistidas pelo Projeto Karatê Educa, desenvolvido nos três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), em Araguaína. As aulas, realizadas duas vezes na semana, são de graça e contemplam jovens de 6 a 17 anos.

De acordo com Douglas de Abreu, professor do projeto desde 2014, a prática do karatê pelos usuários atendidos nos CRAS contribui para o desenvolvimento físico e emocional de crianças e adolescentes, potencializando um ambiente social próprio, estimulando o desenvolvimento motor, cognitivo, concentração, criatividade e construção de atitudes de cooperação, lealdade e participação solidária.

Os CRAS oferecem, além de aulas de karatê, cursos de violão, balé, capoeira e pintura em tela, além de atividades diárias com idosos. Os cursos acontecem todos os dias, em diferentes horários. Mais informações: CRAS 1 (Setor Céu Azul), localizado á Rua Lontra QD 12 LT 29 ou pelo telefone: 3421- 5152-; CRAS 2 (Araguaína Sul), Rua Praça Iguaçu QD 10 LT 04, ou pelo telefone: 3412 – 4023 -; CRAS 3 (Parque do Lago), localizado Rua 08, QD. 04 LT. 01.

 

(Adriana Santana/Fotos: Leila Mel)

Fazer um comentario