Outubro Rosa da Acreditar Tocantins em Araguaína terá ação junto à comunidade e palestras

Outubro Rosa da Acreditar Tocantins em Araguaína terá ação junto à comunidade e palestras




A intenção da campanha é provocar as mulheres para se ligarem nos cuidados, fazer a mamografia e assegurar um diagnóstico precoce

 

 

“Peitos. É isso mesmo, só queremos chamar sua atenção”. O slogan do Outubro Rosa 2018 da Oncologia D’Or, maior rede de cuidados oncológicos do Brasil, foi abraçado pela clínica Acreditar Tocantins, de Araguaína, para sensibilizar toda a comunidade da necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama e assim aumentar significativamente as chances de cura.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, respondendo por 28% dos novos casos a cada ano.

Também de acordo com o INCA, a estimativa é o surgimento de  cerca de 180 novos casos da doença no Tocantins somente este ano.

“Por isso, um dos focos da campanha é ‘faça a mamografia’, porque é o caminho mais eficiente para detectar um câncer no seu estágio inicial e assim poder começar logo o tratamento”, explica Dr. Evandro Júnior, diretor da Acreditar Tocantins.

Apoio da imprensa

A campanha em Araguaína foi oficialmente aberta ainda no último dia 28 de setembro, durante uma palestra do mastologista Dr. Nader Suleiman para as mulheres da imprensa e assessorias de comunicação da cidade.

“Quanto mais informação as mulheres tiverem, mais condições elas terão de buscar ajuda. E confiamos no papel da imprensa na difusão desses conhecimentos úteis para toda a população”, destacou o médico.

Mitos e verdades

Uma das temáticas abordadas na conversa com as mulheres da imprensa foram os mitos e verdades sobre o que pode causar o câncer de mama. “Recebemos essas dúvidas nos consultórios e fazemos questão de esclarecer. Sutiã, fatores emocionais e uso de desodorantes, por exemplo, não têm relação com o aparecimento do câncer”, ressaltou Dr. Nader.

Mas a aplicação de hormônios, sedentarismo, alcoolismo exagerado, uso do cigarro, gravidez tardia e histórico da doença na família são, sim, fatores de risco que podem provocar a doença.

Programação

Ao longo do mês de outubro, serão ministradas palestras para pacientes, um curso de automaquiagem e o Dia D de prevenção do Câncer de Mama, além da campanha virtual “Acreditar é minha força”.

Veja a programação completa:

Dia 10/10 (quarta-feira) – 15h30 

Ação com pacientes em tratamento: terapia em grupo conduzida pela psicóloga da Acreditar Dra. Cristhina Ramos e palestra sobre automaquiagem com Diogo Moreira. 

Dia 19/10 (Sexta) – 18 horas

Dia D de prevenção ao câncer de mama

Local: Via Lago

Programação: Quizz Interativo e Roda de Conversa sobre os caminhos para a prevenção ao câncer de mama 

Acreditar Tocantins

A clínica Acreditar Tocantins faz parte da Oncologia D’Or, a maior e mais completa rede de cuidados oncológicos do Brasil e que tem em seu corpo clínico profissionais da oncologia reconhecidos em todo o Brasil.

Fazer um comentario