Pacientes infantis do HMA e UPA tiveram um Dia das Crianças mais alegre e divertido

Pacientes infantis do HMA e UPA tiveram um Dia das Crianças mais alegre e divertido




Além da visita da Liga de Palhaçoterapia, os pequenos também ganharam presentes

 

Olhos brilhantes e sorrisos nos rostos após ganhar um brinquedo, esse foi o Dia das Crianças dos pacientes mirins internados no Hospital Municipal de Araguaína – HMA e na Unidade de Pronto Atendimento – UPA.

A ação aconteceu no último 11 e só foi possível graças às doações feitas pela comunidade, colaboradores do Instituto Saúde e Cidadania – ISAC e empresas locais.

No Hospital Municipal de Araguaína

Com a ajuda da Liga de Palhaçoterapia – LAPA, do Centro Universitário UNITPAC, o dia ficou ainda mais especial e divertido. Risadas podiam ser ouvidas longe, enquanto as palhacinhas animavam ainda mais as crianças e acompanhantes, e entregavam dezenas de brinquedos arrecadados. O personagem Cabeção foi um dos destaques da festa.

“Eu gostei demais, quando eu voltar para casa eu vou brincar muito mais”. Mais rápido do que falou, a pequena Eveline já foi correndo se divertir com o presente. Sua mãe, Silvina Ribeiro, não se cabia de tanta satisfação.

“Minha filha já estava perguntando se não iríamos para a festa que tem de Dia das Crianças em Arapoema, onde moramos. Ela não poderia participar e tenho certeza de que ficaria muito triste, mas, quando viu os palhaços, ficou alegre rapidinho”, disse Silvina.

Giovana Alves, a palhacinha Paçoca, é acadêmica do curso de enfermagem no UNITPAC, e contou que a missão da LAPA é ajudar na melhora do quadro clínico das crianças.

“A gente vem com o intuito de provocar sorrisos nas crianças. É cientificamente comprovado que a alegria ajuda muito o tratamento dos pacientes”, reforçou.

Enquanto isso, na UPA

Na parte da tarde, um grupo cristão divertiu as crianças que aguardavam atendimento e entregou muitos brinquedos. “Nós transmitimos uma mensagem de amor. Quando a gente faz uma boa ação, acaba compartilhando com o próximo a felicidade. Como eu quero o bem a mim, quero fazer o bem ao meu próximo”, destacou Talita de Araújo, integrante do grupo.

Cinco anos de muito amor envolvido

A ação de Dia das Crianças já acontece há cinco anos nas unidades. Parte dos itens arrecadados fica na brinquedoteca do HMA, para que outras crianças também possam brincar.

“A campanha de arrecadação de brinquedos foi um sucesso. Agradeço a todos que nos ajudaram nesse projeto e nosso maior presente foi receber em troca o sorriso de uma criança. Foi possível revitalizar nossa brinquedoteca com muitos brinquedos novos, que são utilizados nas atividades para desenvolvimento infantil em todos seus aspectos, além de valorizar a arte de brincar”, disse Síntia Barros, Analista do Núcleo de Educação Permanente em Saúde – NEPS.

Na próxima semana, mais brinquedos serão distribuídos para crianças no Ambulatório Médico de Especialidades – AME.

 

(Foto: João Neto)

Fazer um comentario