Campanha PEITOS falou sobre mitos e verdades do câncer de mama para frequentadoras da Via Lago em Araguaína

Campanha PEITOS falou sobre mitos e verdades do câncer de mama para frequentadoras da Via Lago em Araguaína




O Dia D do Outubro Rosa da Acreditar Tocantins tirou as dúvidas de muitas mulheres e orientou sobre a importância da mamografia

 

 

Uma das principais formas de combater o câncer de mama, detectando a doença precocemente e aumentando as chances de cura, é por meio do exame de mamografia. Essa e outras informações úteis foram o foco do Dia D da Campanha PEITOS, da clínica Acreditar Tocantins, de Araguaína, e Oncologia D’Or.

A ação, que faz parte das celebrações do Outubro Rosa, aconteceu no último dia 19, junto aos frequentadores da Via Lago. Médicos e colaboradores da clínica montaram uma estrutura temática no calçadão e convidaram os passantes para jogos de perguntas e respostas e um bate-papo aberto sobre os mitos e verdades do câncer de mama.

Jaciane Bastos, administradora da clínica, destacou a importância da clínica ir até as pessoas para compartilhar informações.

“Aqui, alcançamos todas as faixas etárias de mulheres, desde a mais nova, até as com mais idade e que estão fazendo sua caminhada. E esse é um dos principais objetivos do nosso trabalho, a prevenção por meio da orientação para os exames preventivos, um diagnóstico precoce do câncer de mama”.

Informações sempre bem-vindas

Quem passava pelo local, como a dona Ana Maria, de 54 anos, aproveitou para tirar dúvidas e saber quais informações são realmente verdades sobre a doença.

“Ações como essas são muito importantes para a população. Muitas vezes, pela falta de orientação de um profissional, nós mulheres descobrimos a doença em estado avançado, o que dificulta o tratamento. Eu, por exemplo, tirei muitas dúvidas que eu ainda não sabia sobre o câncer, mesmo com a minha idade”.

“Nós, profissionais de saúde, devemos sair mais dos nossos consultórios e passarmos mais orientações para a população, não só sobre o câncer de mama, mas sobre a saúde em geral. Essa ação do Outubro Rosa é um grande exemplo de compartilhamento de informações que são determinantes para muita gente”, reforçou o médico mastologista, Dr. Nader Suleiman.

A dona de casa Francilene Galvão estava fazendo sua caminhada diária quando resolveu parar para buscar mais informações sobre periodicidade de exames e tratamentos disponíveis para o câncer de mama.

“Essa ação foi 100% positiva pra mim. Em 20 minutos, esclareci dúvidas que provavelmente eu só conseguiria dentro de um consultório.  E o melhor de tudo, em um bate papo bem descontraído. Além disso, me aprendi que devo levar um estilo de vida mais saudável”, contou Francilene.

 

(Foto: João Neto)

Fazer um comentario