Após de 6 meses de funcionamento, UTI pediátrica registra mais de 90% de sucesso no tratamento de crianças

Após de 6 meses de funcionamento, UTI pediátrica registra mais de 90% de sucesso no tratamento de crianças




Todos os meses, os 40 profissionais da unidade passam por treinamentos de qualificação e alinhamento de cuidados intensivos

O Instituto Saúde e Cidadania – ISAC, responsável pela gestão da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Pediátrica do Hospital Municipal de Araguaína, avalia como bastante satisfatório o balanço dos atendimentos feitos pela unidade nos primeiros seis meses de funcionamento.

Segundo um levantamento do instituto, feita de 28 de julho a 31 de janeiro, os sete leitos ativos da unidade já receberam 68 crianças. Mais de 90% dos pacientes receberam alta ou estão em tratamento. 7,25% foram a óbito.

Referência

A UTI Pediátrica atende crianças de Araguaína e toda a região norte do Tocantins, além do sul do Maranhão e sul do Pará. Antes as crianças eram levadas para Palmas para receber atendimento. Após a implantação da unidade em Araguaína, crianças que estavam internadas em Palmas foram transferidas para UTI da cidade e ficaram mais perto de suas famílias.

“Toda a equipe da UTI Pediátrica está empenhada em dar o melhor tratamento aos pacientes internados, baseado nas melhores práticas clínicas, constantes capacitações e reciclagem dos profissionais. Os indicadores da unidade são comparáveis às UTIs de referência das grandes cidades. É um trabalho sério e comprometido, visando a segurança das crianças”, informa Dr. Márcio Brito, coordenador da UTI Pediátrica do HMA.

Equipe

Os mais de 40 profissionais que hoje atuam na unidade foram capacitados e treinados para dar a melhor assistência a todas as crianças internadas. A equipe passa, mensalmente, por treinamentos com assuntos voltados à assistência, como parada cardiorrespiratória, medicações, cuidados com crianças em estado grave, entre outros.

A equipe da UTI Pediátrica é composta por doze médicos, seis enfermeiras, 24 técnicas de enfermagem, além de nutricionistas, psicólogas, terapeutas, odontólogas, fonoaudiólogos entre outros profissionais que estão ligados diretamente aos tratamentos das crianças que passam pela unidade.

Administração

O ISAC assumiu a gestão da UTI Pediátrica assim que foi contratada para gerir o HMA, Unidade de Pronto Atendimento do Araguaína Sul e o Ambulatório Municipal de Especialidade.

As primeiras ações foram no intuito de levantar as informações sobre as melhorias que a unidade precisava passar para o funcionamento definitivo e levou o relatório ao Ministério Público Estadual.

Fazer um comentario