Com vistoria eletrônica Detran reduz espera em até 40 minutos

Com o intuito de acelerar os serviços e diminuir o tempo de espera dos usuários do Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), o órgão implantou em junho deste ano, um sistema de vistoria eletrônica, o que  tem permitido um atendimento em até 20 minutos, uma redução de 40 minutos, se comparado ao sistema manual.

Além desse atenuante, o novo sistema permite um controle mais detalhado dos dados do veículo, conforme, o gerente da Assessoria de Planejamento, coronel João Eloi Cardoso. “Com a vistoria eletrônica é possível confrontar os dados de carros e motos, pois, a plataforma tecnológica da Base de Informação Nacional (Bin), fornece as informações em tempo real. O que impede fraudes na emissão da certificação de veículos e o uso irregular de peças oriundas de furto ou roubo”, pontuou.

Vistoria veicular 

A vistoria veicular é uma atividade rotineira para realização de determinados procedimentos junto Detran, como por exemplo, o primeiro licenciamento de um veículo, transferência de carros, emissão de novos documentos – a cada dois anos, no ato do licenciamento, para os carros e motos com até dez anos em circulação, e licenciamento anual, para os veículos, a partir de 11 anos de uso.

Empresas credenciadas

A resolução 466, instituída em 2013, pelo Departamento Nacional de Transito (Denatran), autoriza a terceirização de vistoria veicular as empresas credenciadas junto ao Detran, o que permite aos usuários, acesso à vistoria eletrônica, respaldados pelas  exigências legais. O trabalho desenvolvido pelos estabelecimentos é fiscalizado pelo Detran, que fiscalizam-nos quanto ao cumprimento das obrigações. O que competem a eles, a responsabilidade pela aquisição dos equipamentos, especialização dos funcionários, e, até condições técnicas para  vistorias.

(Foto: Félix Carneiro)

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