O 2º Batalhão de Polícia Militar realizou a partir das 7h30 de segunda-feira, 10, a solenidade de abertura do Curso de Formação de Soldados (CFSD) que já está em pleno funcionamento na Unidade Militar em Araguaína-TO. Ao todo, são 82 candidatos, sendo 79 homens e 3 mulheres, que estão matriculados no CFSD realizado no 2º BPM.
Diversas autoridades políticas, policiais, judiciais e eclesiásticas se fizeram presentes na solenidade: o Vice-prefeito de Araguaína – Fraudineis Fiomare Rosa, o Presidente da Câmara Municipal de Araguaína – Marcus Marcelo de Barros Araújo, o Promotor de Justiça – André Ricardo Fonseca Carvalho – o Defensor Público – Rubismark, a Delegada Regional de Polícia Civil de Araguaína – Antônia Ferreira dos Santos, o Comandante da 5ª CIPM – Major Nunes, o Subcomandante da 3ª CIPM – Capitão Reis, o Vereador Soldado Alcivan, o Vereador Xeroso, o Comandante da 3ª Companhia de Bombeiros – Capitão Marinho, o Comandante do 2º Pelotão da CIPRA – Capitão Osvaldo, dentre outras autoridades do município..
O evento aconteceu no auditório da Fieto, onde o coordenador do curso – 2º Tenente Sebastião Lima, apresentou os 82 candidatos ao Comando do 2º Batalhão. Na ocasião, o Promotor de Justiça, André Ricardo Fonseca Carvalho, ministrou uma palestra, na qual ele exaltou aos futuros policiais o quanto é importante a nova jornada que eles escolheram para trilhar em suas vidas, e destacou que para eles adquirirem sempre sucesso em sua carreira policial, basta pautarem sua forma de trabalho, obedecendo as orientações estabelecidas nas leis brasileiras.
O Major Silva Neto agradeceu a presença de todos e fez questão de externar sua satisfação em receber os novos candidatos no meio militar, desejando a todos um excelente curso, onde serão instruídos a realizar um trabalho de excelência na promoção da paz e da segurança da comunidade, através de 28 disciplinas relacionadas ao Serviço Policial Militar.
Ao término da solenidade, os alunos já partiram a todo vapor para o curso propriamente dito, tendo as primeiras instruções relacionadas à semana denominada “zero”, uma fase de adaptação ao meio e tipo de vida próprios da sociedade militar. Depois de seguirem o Comandante em uma corrida pelas ruas da cidade, a turma foi para o Quartel do 2º BPM, onde recebeu as primeiras instruções relacionadas à adaptação ao sistema militar, com o intuito também de avaliar o preparo físico de todos, já no início, como meio e objetivo de monitorar desde o começo do curso o constante aprimoramento e melhoramento físico, técnico e profissional militar.
(ASCOM/PM)