70% das pequenas empresas tocantinenses utilizam redes sociais e aplicativos

70% das pequenas empresas tocantinenses utilizam redes sociais e aplicativos

O Sebrae Nacional divulgou uma pesquisa sobre uso de novas tecnologias pelas MPEs. O estudo avaliou como o setor está envolvido no processo de mudança para a era digital, confirmando o crescimento do grau de informatização

 

Realizada pelo Sebrae entre abril e junho deste ano, a pesquisa “Transformação Digital nas MPE” foi divulgada no final do mês de julho. Os dados descrevem como as micro e pequenas empresas estão envolvidas no processo de transformação digital e apresentam o papel das novas tecnologias, especialmente das redes sociais. Nos últimos três anos, os pequenos negócios no Brasil investiram na informatização e na utilização de novas ferramentas digitais.

No Tocantins não foi diferente. Entre os principais resultados, destaca-se o maior uso da informática pelas MPEs Tocantinenses: 70% dos pequenos negócios do estado acessam a internet.  A utilização das “ferramentas digitais” WhatsApp e Facebook também cresceu. Conforme a pesquisa, 64% das MPEs tocantinenses se comunicam com os clientes pelo WhatsApp e 24% delas possuem uma página no Facebook.  Estas ferramentas têm sido empregadas, pelas MPE, para divulgar os produtos e serviços dessas empresas, estreitar o relacionamento com os clientes e ampliar as suas vendas.

Roberto Morais, gerente institucional do Sebrae Tocantins, explicou que essa pesquisa demonstra como as tecnologias digitais são essenciais nas atividades comerciais e nos negócios. “Nos últimos anos as pessoas passaram a adotar um comportamento cada vez mais digital. E para os pequenos negócios já é obrigatório estar presente nesse mundo tecnológico, utilizando as ferramentas que estão na palma da mão dos clientes a todo momento”, afirmou.

Sobre a pesquisa

 O estudo “Transformação Digital nas MPE” analisou a informatização das micro e pequenas empresas, no período de abril a junho deste ano, e fez 6.022 entrevistas em todo país, por porte e setor da empresa, sexo, faixa etária e escolaridade. A pesquisa avaliou como o setor está envolvido no processo de mudança para a era digital, confirmando o crescimento do grau de informatização das empresas de micro e pequeno porte. Para 51% dos entrevistados, as vendas pela internet e redes sociais vão avançar mais do que as vendas tradicionais, nos próximos cinco anos.

Fazer um comentario