O Curso de Avicultura realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), coordenado pela presidente do Sistema CNA/FAET, senadora Kátia Abreu, capacitou 17 pequenos produtores de aves do Projeto de Assentamento Barra Bonita, localizado a 15 km do município de Carmolândia, região Norte do Tocantins.
O curso, que teve início na sexta-feira, 22, e foi concluído na segunda-feira, 25, faz parte do programa de Formação Profissional Rural do SENAR. Todos os alunos criam frango de forma independente e em pequena escala, fornecendo o produto em Araguaína.
Dona Maria Nunes é uma das beneficiadas com a capacitação. Ela produz e fornece galinha caipira, abatida ou não, há quase 17 anos, e conta que o conhecimento adquirido é muito importante porque profissionaliza a forma de manejo. “Com essas técnicas apresentadas vamos agregar o que já sabemos ao que aprendemos, podendo aumentar a produção e a lucratividade”, destacou a produtora.
A profissionalização em avicultura trata de temáticas como o manejo dos pintos, alimentação dos frangos, aspectos sanitários, higienização dos ovos e apresentação do produto para comercialização.
(Assessoria)