Atualmente Araguaína é subdividida em 108 áreas, cada uma delas é acompanhada por um agente de combate a endemias. Para cada 10 agentes há um supervisor, ele é o responsável por coordenar cada equipe. É o supervisor quem usará as novas motocicletas para gerenciar sua equipe, tornando o serviço mais ágil.
A frota de veículos do CCZ de Araguaína tem 27 veículos, sendo 16 motos, duas kombis, duas carrocinhas, uma van, três caminhonetas, um minicaminhão, um carro e uma minivan. Das 16 motocicletas disponíveis, cinco eram alugadas e serão devolvidas. Com os novos veículos, serão 21 motos próprias.
O superintendente de Vigilância da Saúde, Eduardo Freitas, destaca a importância das novas motocicletas para o trabalho do CCZ. “Com o início do período chuvoso, aumentam os casos de doenças relacionadas ao mosquito Aedes Aegypti, essas motos serão de grande valia ao combate à dengue”, explicou.
Prevenção
A melhor forma de se evitar a proliferação do mosquito da dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais onde a fêmea do mosquito da dengue coloca os ovos. Para isso, é importante não acumular água em latas, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, lixeiras, entre outros.
Os ovos do mosquito podem resistir a longos períodos de estiagem e viajar longas distâncias grudados na borda de vasos, por isso é difícil o combate.