Equipes de limpeza urbana estão nas ruas para limpeza, manutenção e retirada de lixos das bocas de lobo. Conscientização é importante
Com o início das chuvas, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Infraestrutura, está intensificando o trabalho de limpeza, manutenção e retirada de lixos e materiais de construção das bocas de lobo. Equipes de limpeza urbana estão nas ruas para facilitar o escoamento da água fluvial e evitar alagamentos.
De acordo com o eletricista e encanador da Secretaria da Infraestrutura Raimundo Pereira Nonato, ainda há muitos bueiros entupidos na cidade. “O que ocasiona isso é normalmente a quantidade de lixo, por isso gostaríamos de pedir à população para colocar as sacolas somente nos dias de coleta. Se colocar antes e chover, a água leva o lixo para as bocas de lobo.”, orientou.
Em uma boca de lobo, localizada na Rua das Palmeiras, no Setor Araguaína Sul II, as equipes encontraram muito lixo, sacolas, copos plásticos e até brinquedos.
Período de chuva
Neste período chuvoso, a Prefeitura continuará atenta com equipes nas ruas. A população deve contribuir evitando jogar lixos nas ruas, ou entulhos em terrenos baldios. Com o acúmulo desses materiais todos podem ter prejuízos, como alagamentos de casas.
Materiais de construção colocados indevidamente nas calçadas também são responsáveis por entupimentos em bocas de lobo e bueiros. A Prefeitura orienta que, durante construções, o material deve ser armazenado em contêineres ou dentro das residências. “Caso o material seja armazenado indevidamente, a chuva o levará diretamente para as bocas de lobo e bueiros”, apontou Nonato.
Quem não armazenar corretamente o material de construção, o Código de Postura do Município nº 1.778/1997 prevê notificação e autuação em caso de reincidência.
A comerciante Luísa Pinho já passou por esse transtorno. “Muitas pessoas deixam o lixo nas ruas e quando a chuva vem entope os bueiros, o resultado é que a minha casa e de vizinhos fica alagada. Este ano, com a limpeza que está sendo realizada com certeza não vou passar por essas dificuldades”, contou.
(Gláucia Mendes/Foto: Marcos Filho)