Denominada de “Essa vaga não é sua nem por um minuto”, o objetivo é que idosos e deficientes tenham seus direitos assegurados
Uma campanha voltada para a conscientização e sensibilização dos motoristas de Araguaína a respeitarem as normas de trânsito, especialmente as placas de sinalização das vagas especiais de estacionamento para idosos e deficientes. Começa nesta quarta-feira, 27, a campanha “Essa vaga não é sua nem por um minuto”, desenvolvida pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT).
Após a reorganização do trânsito na cidade, a Prefeitura de Araguaína também promoveu a atualização e instalação da sinalização horizontal e vertical nas principais ruas e avenidas da cidade. Atualmente, a cidade possui 25 vagas sinalizadas para idosos e deficientes físicos; mas o objetivo da Prefeitura é de ampliar esse número para 138 vagas.
Multa Moral
A campanha deve durar cerca de 30 dias. Ao longo da campanha, os agentes da AMTT vão realizar blitzen educativas com a distribuição de folders denominados de “Multa Moral”, os quais vão informar sobre a infração que o motorista estará cometendo, mas de uma forma educativa, estimulando a conscientização.
Após a campanha, os motoristas que continuarem desrespeitando, serão autuados e a multa é de R$ 127,69, sendo considerada infração grave pelo CTB, com cinco pontos na CNH, e o veículo pode ainda ser removido pela autoridade de trânsito.
Cartão
Em 2015, a AMTT confeccionou 526 cartões de idosos e 381 para deficientes. O cartão de parada nas vagas especiais pode ser solicitado e retirado na AMTT, localizada na Rua Goianésia (Sérgio Honda), nº 265, no Setor Urbanístico. Os idosos e deficientes devem procurar a agência, no horário de expediente, para apresentar a seguinte documentação: cópia do RG e CPF, comprovante de endereço e laudo médico (para os deficientes físicos).
A confecção do cartão será feita de imediato e os beneficiários já sairão com os mesmos para a sua devida utilização nas vagas especiais. Ressaltando que os cartões terão que ser atualizados anualmente.
(Joselita Matos/Foto: Marcos Filho)