Estudantes da rede estadual participam da 10ª edição Olimpíada Brasileira de Robótica

Alunos da rede estadual participam nesta sexta, 19, e sábado, 20, da etapa estadual da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontece no campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas. A Diretoria Regional de Educação (DRE) de Dianópolis conta com três equipes na disputa. Os educandos são da Escola Estadual Abílio Wolney, de Dianópolis e da Escola Estadual de Tempo Integral Deoclides Muniz, localizada em Almas.

Na etapa estadual, a competição reunirá 15 equipes de estudantes de escolas pública ou privada dos ensinos fundamental, médio ou técnico, residentes nas cidades de Almas, Dianópolis, Araguaína, Palmas e Gurupi. Os classificados nos embates da modalidade prática representarão o Tocantins na nacional, prevista acontecer de 9 a 12 de outubro, em Recife (PE).

“A intenção da olimpíada é despertar nos estudantes o interesse pelo estudo da robótica e automação durante a educação básica para que possam seguir nesta mesma área no ensino superior”, explica o coordenador das equipes da DRE de Dianópolis, o professor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus de Dianópolis, Demis Carlos Fonseca Gomes.

De acordo com o professor, este é o primeiro ano que a regional de Dianópolis leva equipes do ensino fundamental para a competição. O feito é resultado de um projeto de extensão realizado pelo IFTO em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). “Já participamos em anos anteriores com as equipes do ensino técnico e, neste ano, além deles, estamos estreando com os alunos do nível 1 (ensino fundamental) bastante confiantes. O projeto tem sido muito proveitoso e a intenção é ampliá-lo para que mais escolas estaduais sejam beneficiadas”, destaca Demis.

A Olimpíada de Robótica é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e a Sociedade Brasileira de Automática (SBA), com apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

(Núbia Daiana Mota)

Fazer um comentário