Três importantes forças de Araguaína uniram-se pelo fortalecimento da Capital Econômica do Estado. Na manhã do último dia 14, Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA, Centro Universitário ITPAC e Prefeitura de Araguaína firmaram uma parceria para impulsionar a capacitação profissional da mão de obra já disponível no mercado e aquela que está prestes a ingressar, os jovens universitários.
A solenidade de assinatura dos termos de compromisso aconteceu no auditório do ITPAC e contou com a participação da ACIARA Jovem, representada pelo presidente Jefferson Silva e pela diretora Etiene Acácio, pelos diretores da ACIARA, Renye Costa, Antônia Lopes Gonçalves, Júnior Ferrari e Renato Freite, coordenadores e professores do ITPAC, representantes da Prefeitura, SEBRAE, estudantes e empresários.
Novo fôlego para o mercado
Segundo o presidente da ACIARA, Márcio Parente, após várias conversas entre os parceiros, percebeu-se a dificuldade comum dos novos profissionais formados ingressarem no mercado de trabalho e por isso a parceria caminhou rápido.
“Hoje nós tratamos daquilo que realmente importa para o comércio de Araguaína, o empreendedorismo desde o início. Essa parceria vai trazer os estudantes para dentro da nossa economia e Araguaína passa a ser mais fortalecida a partir de hoje.”
Márcio também ressaltou a importância de caras novas no mercado. “Precisamos dos jovens porque eles trazem uma bagagem de criatividade, vontade de fazer, e o comércio ganhará muito com isso”.
Foco na capacitação
O diretor geral do Centro Universitário ITPAC, Fernando Malheiros, reforçou em seu discurso que o foco do trabalho conjunto é capacitar pessoas. “A ideia é estabelecer parcerias com os entes públicos e privados pelo desenvolvimento da região. O ITPAC será um fomentador para preparar mão de obra para as empresas, governos, a fim de que tenhamos melhores serviços prestados”, explicou o diretor.
Outro ganho do projeto será aliviar os empresários dos gastos em treinamentos. “Já havíamos conversado com a ACIARA sobre os investimentos que as empresas fazem para capacitar seus funcionários e a necessidade constante de mão de obra qualificada. A visão que tivemos é transferir para a estrutura que temos aqui na faculdade todo o empenho dos RHs das empresas”, disse Fernando.
Necessidade de experiência
O representante da Prefeitura de Araguaína, Joaquim Quinta Neto, secretário de Administração, lembrou que o serviço público pode contribuir bastante para a formação dos alunos.
“Eu acho que extrema importância essa parceria porque a gente dá ao aluno universitário a oportunidade de entrar no mercado de trabalho por meio do serviço público e toda a experiência que isso acarreta. Isso agrega muito ao conhecimento dele, porque é extra à sala de aula”.
De olho no empreendedorismo
Aproveitando a solenidade, o diretor do ITPAC antecipou alguns projetos que devem ser executados em breve. “Há muita coisa em desenvolvimento ainda. Mas a ideia é que a nosso centro universitário ocupe o espaço de capacitação e auxílio às instituições de Araguaína. Há projetos para empresas e governos que queiram capacitar seus técnicos, projetos para o agronegócio em parceria com o Sindicato Rural e Prefeitura, entre outros. E estamos com algo bem engatilhado na área do empreendedorismo em parceria com a ACIARA Jovem”.
(Fotos: Ricardo Sottero)