O novo serviço contempla a comunidade acadêmica, colaboradores, pacientes e acompanhantes, que poderão acessar a rede sem fio por meio de celulares, tablets ou notebooks
O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), disponibiliza a partir desta semana, a Rede Wi-Fi para acesso gratuito à internet de celulares, tablets ou notebooks. O novo serviço contempla a comunidade acadêmica, colaboradores, pacientes e acompanhantes, visando a democracia dos direitos dos cidadãos ao acesso à rede, para informações a sítios de educação, cultura, lazer, a órgãos públicos e serviços em geral de conhecimento e cultura.
O projeto foi viabilizado por meio da parceria entre a Gerencia de Ensino e Pesquisa (GEP) e do Setor de Gestão da Informação e Informática (SGII), e contou com o apoio da Superintendência. O chefe do SGII, Marcelo Renato do Carmo Pereira Filho explica que este tipo de Wi-Fi apresenta mais robustez, segurança, escalabilidade, controle de banda (por rede, aplicação ou usuário), visibilidade de tráfego, rastreamento de usuários, dentre outros.
“Todo o acesso é realizado de acordo com a política de uso de internet do hospital. No momento da conexão, o usuário deve concordar com os Termos de Uso de Acesso à Internet Wi-Fi. O acesso só é liberado quando a autenticação é realizada. Isso significa que o usuário está de pleno acordo com as condições, tendo capacidade legal para se responsabilizar pelas obrigações assumidas. O conteúdo está liberado as redes sociais para maior interação com usuários”, esclareceu o analista de sistemas.
Clique aqui para leitura do termo de uso de acesso à rede sem fio do HDT-UFT.
Passo a passo para a utilização da rede wireless do HDT-UFT
Serão disponibilizadas duas redes de acordo com o perfil do usuário:
1- Para o acesso dos empregados e residentes:
a. Conectar-se à rede “HDT-EMPREGADOS/RESIDENTES”, digitar a senha: “ebserh@uft”. Essa senha será necessária apenas no primeiro acesso.
b. O sistema de autenticação irá requisitar o seu usuário e senha para a utilização da rede, que deverá ser o mesmo utilizado para o acesso aos computadores. OBS: não é necessário digitar a parte do domínio no campo de usuário “@ebserh.gov.br”.
2- Para o acesso dos pacientes e visitantes:
a. Os pacientes deverão ser encaminhados à recepção, a fim de que realizem um simples cadastro para a utilização da rede.
b. Após o cadastro, os pacientes e visitantes deverão se conectar à rede “HDT-PACIENTES/VISITANTES” e informar seu CPF e senha que será gerada no momento do cadastro.
Saiba mais
A solução wireless proposta atende aos principais requisitos de segurança padronizados, garantindo níveis de confiabilidade e disponibilidade na transmissão dos dados via rádio compatíveis com os padrões de indústria. Confira outras vantagens a seguir:
• Flexibilidade: dentro da área de cobertura, uma determinada estação pode se comunicar sem nenhuma restrição. Além disso, permite que a rede alcance lugares onde os fios não poderiam chegar.
• Facilidade: a instalação pode ser rápida, evitando a passagem de cabos através de paredes, canaletas e forros, portanto uso mais eficiente do espaço físico.
• Redução do custo agregado: mesmo mais dispendiosa que uma rede cabeada, estão agregadas vantagens como: melhor utilização dos investimentos em tecnologias existentes como laptops, rede de dados e voz, aplicativos, agilidade nas respostas aos clientes.
• As redes wireless minimizam os custos associados à instalação de cabos e à realização de obras emergenciais, com vantagens claras para a manutenção da infraestrutura e gestão dos recursos de rede, que tornam-se muito mais simples;
• Facilidade de instalação, portabilidade e escalabilidade;
• Implementação rápida e simples em comparação com a ampliação do quantitativo dos pontos fixos existentes, que demanda um projeto de engenharia e a execução de uma obra de infraestrutura de cabeamento estruturado.
(Foto: Daianni Parreira)