Maio e junho: meses alavancam o comércio de Araguaína

Maio e junho: meses alavancam o comércio de Araguaína

Dia das Mães, dos Namorados, Expoara e praias contribuem para o otimismo de vários segmentos

Comerciantes de diversos segmentos de negócios em Araguaína estão bastante confiantes com as vendas para os meses de maio e junho. Este é um período que aquece a economia local por causa do Dia das Mães (segunda melhor data para o comércio no ano), Dia dos Namorados, Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara) e início da temporada de praias da região.

O Dia das Mães e dos Namorados neste ano estão sendo trabalhados de maneira inédita pela Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA, que criou a campanha “Meus 2 Amores” para destacar as duas datas no impulsionamento das vendas.

A entidade empresarial araguainense investiu em prêmios diversificados para os consumidores (oito no total) e também para os vendedores das lojas participantes (oito no total), além de inovar no formato dos sorteios: totalmente digital por meio do aplicativo Sorteio ACIARA, criado especificamente para as campanhas da associação.

“Outra novidade foi realizar os oito sorteios em cada uma das lojas patrocinadoras e com transmissão ao vivo por uma rádio parceira e pelas redes sociais. A ideia é gerar movimentação, expectativa e, claro, vendas”, ressalta o diretor da ACIARA, Beto Parente. 

Natal fora de época

Um dos ramos que mais comemoram as vendas nesse período é o setor de calçados.

“Esse período de maio e junho só perde mesmo para o Natal. Nesses dois meses, nossas vendas aumentam 15%, na média, comparando com outros meses. As nossas grandes apostas são para o Dia dos Namorados e a Expoara. Essa campanha da ACIARA também está ajudando muito a trazer os clientes para a loja e comprarem, além disso estamos com outros promoções e descontos”, frisou a empresária Elza Ferreira de Rezende, da Simone Calçados. 

O presidente da ACIARA, Dearley Kuhn, reforça que o período é um dos mais esperados pelos comerciantes.

“É um Natal fora de época, porque são quatro datas e períodos fundamentais para nossa economia. Eles movimentam diversos setores, do comércio à prestação de serviço, além de incentivar o empreendedorismo em muitos trabalhadores”.

Expoara

Há 51 anos, a Expoara é considerada uma das maiores feiras agropecuárias do Tocantins. Centenas de expositores trazem o que há de mais moderno para o segmento durante a feira, além dos leilões, rodeios, shows, entre outras atrações.

O presidente do Sindicato Rural de Araguaína, Roberto Paulino, lembra que a Expoara movimenta toda a economia do Tocantins e até de estados vizinhos.

“As vendas no comércio por causa da Expoara representam um dos maiores ganhos, perdendo apenas para o Natal e Dia das Mães. A exposição agropecuária envolve todo o comércio, além de hotéis, bares e restaurantes, entre tantos outro segmentos”, pontua o diretor.

Um dos setores em que mais comemoram o aumento das vendas por causa da Expoara é o de malharias.

“É o verdadeiro Natal para esse setor. As confecções de camisas das comitivas para a cavalgada começam já no final de abril, são mais de 8 mil camisas produzidas em nossa cidade”, pontua Paulino.

Uma das grandes apostas da Expoara é o comércio de veículos e maquinários agrícolas que têm as vendas iniciadas na feira e efetivadas nas concessionárias. O público esperado para a edição de 2019 é de mais de 150 mil pessoas nos 10 dias de evento. 

Praias

No Tocantins, a programação das praias em grande parte das cidades tem início na última semana de junho. 

Araguaína tem uma localização geográfica privilegiada por estar próxima de dois importantes rios: o Araguaia e Tocantins. São dezenas de praias na região que atraem milhares de turistas de todas as partes do Brasil e tem têm na cidade um ponto de referência.

De acordo com a diretora da ACIARA, Juliana Carneiro, os empresários veem nessa época a oportunidade de impulsionar as vendas.

“O turismo hoje é o maior negócio do mundo e não tem crise. O comércio é muito fortalecido com o turismo. Vale a pena inovar em produtos diferentes. O turista de praia não compra apenas roupa de banho, mas também movimenta o mercado de academias e clínicas de estética, por exemplo”.

Supermercados, lojas de vestuário e calçados, cosméticos, academias, clínicas e outras prestações de serviços são alguns dos segmentos beneficiados com a temporada de praias.

Fazer um comentario