Lago Center Shopping trará Araguaína para cenário econômico ainda mais próspero

Lago Center Shopping trará Araguaína para cenário econômico ainda mais próspero

O segmento de shopping centers registrou aumento nas vendas, ticket médio e faturamento em 2022 no país

Araguaína está muito próximo de vivenciar uma nova e moderna era para o já reconhecido comércio da cidade com o Lago Center Shopping, que está em avançado processo de construção. O espaço de compras tem características próprias e estratégias de atração do público consumidor para gerar mais oportunidades de vendas para os lojistas.

Ricardo Cintra, gestor de Shoppings e Comercialização da ABL Prime, sócia do Lago Center Shopping de Araguaína, explica que o maior investimento do segmento é na experiência de compra do consumidor e com forte apelo para atrações de entretenimento.

“O fluxo de pessoas dentro de um shopping é muito expressivo. O ambiente interno é diferenciado e altamente confortável para o consumidor, além de ser bastante resolutivo com um mix de lojas inteligente. As pessoas não vão ao shopping para comprar, e sim para se divertir e acabam comprando”, informa Cintra.

Hoje, 40% da ABL, Área Bruta Locável, está com contrato assinado e há uma grande movimentação com cartas de intenção e propostas. 

Números animadores do setor no Natal 

Os dados nacionais do segmento de shopping centers corroboram as expectativas de boas vendas para o varejo e prestação de serviço de Araguaína. De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), criado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), as vendas do Natal de 2022 aumentaram em 5,9% nos shopping centers de todo o Brasil na comparação com 2021. 

O segmento esperava um aumento de 4%, mas os números surpreenderam os lojistas: no total, a movimentação financeira foi na ordem de R$ 5,6 bilhões. O ticket médio de venda também aumentou, 8,5% em relação a 2021, e ficou em R$ 205,00.

Faturamento total de 2022 

Ainda de acordo com o ICVA, quando as vendas de todo o ano são analisadas, o crescimento é ainda maior: em 2022, o segmento registrou um faturamento de R$ 191,8 bilhões, 20,5% maior que em 2021, quando ficou em R$ 159,2 bilhões.

Já neste ano, as vendas no mês de fevereiro cresceram 3% em relação ao mesmo período do ano passado. O ticket médio de venda também aumentou e ficou em R$ 140,36, valor superior ao mês de janeiro (R$ 119,68) e até de dezembro de 2022 (R$ 136,89), o melhor período do ano para as vendas dos lojistas.

Sobre o fluxo de pessoas nos shoppings, segundo o Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria estratégica) e o sistema Mais Fluxo, a movimentação cresceu 12% em relação ao mesmo mês de 2022. 

Procura e expansão

“A força do comércio de Araguaína vai possibilitar que muitas lojas locais conquistem seu espaço no shopping. Consumidores e comerciantes podem ter a certeza de que a cidade será transformada com este empreendimento”, ressalta Cintra.

Em 2022, oito novos shoppings centers foram inaugurados em todo o país, contra cinco em 2021. Hoje, o Brasil conta com 628 shoppings em operação, que comportam 115.817 lojas, gerando 1,04 milhões de empregos e recebendo 443 milhões de visitantes por mês.

Para 2023, a Abrasce estima um crescimento de 14,6% nas vendas, conquistando a marca de R$ 219,8 bilhões de faturamento. Será um recorde para o segmento, batendo a marca de R$ 192,8 bilhões alcançada em 2019, antes da pandemia. Até o final de 2023, a Abrasce prevê a abertura de 15 novos shoppings em todo o Brasil. 

(Assessoria)

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