Os materiais permitem a obtenção dos resultados dos testes em apenas 24 horas. Nos métodos tradicionais, o prazo é de uma semana
O Lago Center Shopping de Araguaína doou para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, da Prefeitura de Araguaína, 200 unidades de reagentes químicos que serão utilizados no monitoramento da qualidade das águas do Lago Azul e de seus afluentes.
A doação do material reforça o compromisso do empreendimento com a preservação ambiental e a qualidade de vida da população que frequenta a localidade onde o shopping está instalado. A ação também tem como parceira a UFNT – Universidade Federal do Norte do Tocantins.
“Acreditamos que a preservação ambiental é um compromisso de todos. Ao investir em ações ambientais, esperamos inspirar a comunidade, outras empresas e instituições a se unirem a nós para manter o lago vivo e com a maior biodiversidade possível”, diz Marcos Paulo Xavier da Silva, gerente de contratos da obra do Lago Center Shopping.
Herlinton Masson, Superintendente do Lago Center Shopping, considera que Lago Azul é um patrimônio natural de Araguaína e, por estar ao lado do empreendimento, o compromisso de cuidar e preservar o habitat para tantas espécies será constante.
“A doação dos reagentes faz parte de uma série de ações que vamos realizar para garantir a preservação do Lago Azul. Temos mapeado e em planejamento ações de conscientização ambiental, investimentos em projetos que contribuam para a manutenção da vida aquática no lago. Acreditamos que a preservação do Lago Azul é um compromisso de todos nós e o Lago Center Shopping tem essa pauta como prioridade”, reforça Masson.
Resultado em um dia
Modernos, os reagentes permitem a obtenção dos resultados dos testes em apenas 24 horas. “Isso significa que as autoridades podem agir de forma mais rápida e eficaz para identificar e solucionar problemas de contaminação, protegendo a saúde da população e o meio ambiente aquático”, pontua Marcos.
Identificando contaminação bacteriológica na na água
Os reagentes são capazes de identificar nas águas o Escheria Coli, do grupo de Coliformes Totais, bactérias que vivem no intestino de animais e humanos. Sua presença no meio aquático indica contaminação por causa de fezes e pode causar doenças. Essa bactéria pode causar doenças graves, como diarreia, gastroenterite e infecções do trato urinário.
Giovanna Campos, engenheira ambiental da secretaria, vê a parceria entre a prefeitura e o Lago Center Shopping como muito positiva.
“É uma ajuda muito proveitosa, já que o monitoramento dos corpos hídricos é essencial para a preservação do meio ambiente, promoção da sustentabilidade e saúde ambiental. Essa parceria demonstra um compromisso conjunto em proteger os recursos naturais e contribuir para a qualidade de vida da comunidade de Araguaína”, destaca Giovanna.
Projeto Lago Vivo
Mais de 200 mil peixes de espécies nativas, como tambaqui, pacu, caranha, piauçu, surubim, matrinchã, curimatã e pirarucu, estão sendo reintroduzidos no Lago Azul pelo Projeto Lago Vivo, iniciativa da Prefeitura de Araguaína.
A ação visa recuperar a biodiversidade do lago, promover a pesca esportiva e conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental. As espécies foram cuidadosamente escolhidas para se adaptarem às condições do local e a reintrodução é monitorada para garantir o sucesso do projeto.
Atualizado em 03/04/2024 por Redação