Alunos de Araguaína aprendem sobre o mundo dos negócios

Alunos de Araguaína aprendem sobre o mundo dos negócios

Participam do programa alunos do 4º e 5º ano, que, na culminância, desenvolvem seus próprios empreendimentos

Mais de 3 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Araguaína fizeram parte do programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação. Com o objetivo de treinar jovens para comportamentos empreendedores e atitudes inovadoras, o projeto foi desenvolvido em 30 escolas da rede municipal de ensino e finalizou no último final de semana com uma Feira do Jovem Empreendedor, após oito meses de disciplina.

Durante a feira de negócios, os alunos, que estudam o 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, desenvolveram banca de revistas em quadrinhos e loja de doces, comercializando os produtos na comunidade.

Nas aulas, os alunos recebem orientações quanto aos primeiros passos para montar uma empresa por meio do incentivo ao espírito de coletividade e habilidades empreendedoras, fomentando o empreendedorismo. Além disso, os alunos podem trocar experiências sobre como aplicar o dinheiro, tomada de decisões, cuidados ambientais, planejamento empresarial e financeiro.

“A presença de procedimentos didático-pedagógicos que fomentem a formação da consciência proativa e a disseminação da cultura empreendedora entre as crianças e jovens, a fim de despertar no educando a iniciativa na busca de possibilidades e expectativas, favorecem que, no futuro, o aluno possa concretizar sua inserção no mercado de trabalho com maiores possibilidades de êxito”, destacou o secretário da Educação, Jocirley de Oliveira.

Programa

O programa, pioneiro no País, é destinado a crianças e adolescentes do Ensino Fundamental. Para cada ano existe um tema específico, com uma metodologia que favorece a vivência em coletividade. O objetivo do programa é estimular o comportamento empreendedor de crianças e adolescentes, tornando-os protagonistas de suas próprias vidas.

A metodologia do projeto, que possui abrangência nacional, tem como base dois eixos: o plano de negócios e o comportamento empreendedor.

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