Pesquisadora dedicada e atuante, a professora da FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins, doutora Fernanda Villibor Xavier foi reconhecida em dois eventos científicos na área da Odontologia.
Com o trabalho Principais alterações bucais em crianças de 0-6 anos internadas com leishmaniose visceral, a professora doutora Fernanda Villibor Xavier foi premiada no 11º Encontro Nacional de Odontologia para Bebês ocorrido em Belém (Pará). Neste evento a pesquisa da professora foi reconhecida como o melhor trabalho científico apresentado na categoria apresentação oral.
A pesquisa da professora doutora Fernanda Villibor Xavier também foi premiada em Palmas na categoria melhor pôster científico apresentado durante o Meeting Odontológico promovido pela ABO – Associação Brasileira de Odontologia.
Segundo a professora doutora Fernanda Villibor Xavier sua pesquisa destaca a importância do odontopediatra estar inserido na equipe multiprofissional de saúde em âmbito hospitalar para desenvolver atividades preventivas em saúde. O objetivo do trabalho dela foi identificar as principais alterações bucais em crianças internadas para tratamento da leishmaniose visceral.
A professora doutora Fernanda Villibor Xavier conta que recebeu as premiações com imensa felicidade. “É importante ver que nosso trabalho é elogiado e premiado por profissionais altamente capacitados na área de odontologia. Realizo a pesquisa com o apoio da equipe do Hospital de Doenças Tropicais e a quem muito agradeço pelos ensinamentos na área de odontologia hospitalar. Agradeço a professora doutora Renata de Oliveira Guaré que acreditou nesta pesquisa. Espero que o resultado da pesquisa possa ajudar outros odontopediatras no diagnóstico das doenças bucais em crianças com essa patologia. Minhas palavras são de agradecimento a todos os pacientes, colaboradores e profissionais do HDT”, revelou.
Perfil
Fernanda Villibor Xavier é especialista em Odontopediatria, mestre e doutora em Ciências e responsável atualmente por ministrar Biossegurança e Microbiologia na FACIT. Os trabalhos foram desenvolvidos em parceria com a Universidade Cruzeiro do Sul de São Paulo com a renomada pesquisadora professora Doutora Renata de Oliveira Guaré. (ASCOM FACIT/Ana Maria Negreiros)
Comments are closed.