O evento será realizado nesta sexta-feira, 13, e contará com produtores e representantes de entidades ligadas ao meio ambiente
Com apoio da Prefeitura, o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e o Núcleo Estadual ODM Tocantins promovem nesta sexta-feira, dia 13, das 8 às 17 horas, o I Seminário Estadual sobre Mudanças Climáticas, com ênfase em agroecologia. O evento será realizado no auditório da Prefeitura de Araguaína, localizado no Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, nº 52, no Centro da cidade.
O objetivo do seminário é debater a preservação ambiental voltado para a produção agroecológica, que defende técnicas e formas de cultivo em harmonia com o meio ambiente. O público-alvo do evento são os agricultores familiares, que estão diretamente ligados a esse tipo de produção.
Foram convidados a participar do evento instituições governamentais e não governamentais, ONGs e entidades ligadas ao meio ambiente, para fomentar a discussão, além de promover uma troca de experiência entre os participantes.
Entre os temas que serão abordados no seminário estão a produção agroecológica como alternativa de desenvolvimento sustentável, as políticas públicas para fortalecimento e expansão da produção agroecológica e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.
Ao fim do evento será feita uma Carta de Araguaína, em que será pontuado os entraves e as perspectivas sobre a produção agroecológica como fator para preservação ambiental. O documento será encaminhado para os Ministérios do Meio Ambiente e o de Planejamento.
Contato para entrevistas ou mais informações sobre o evento:
Paula Zerbini, secretária executiva ODM e representante do Tocantins no Colegiado Nacional – (63) 9962-7417
Programação
8h – Recepção e lanche
9h – Abertura: Paula Zerbini – Secretária Executiva ODM Tocantins
9h30 – Mesa de debate I: “A produção Agroecológica como alternativa de desenvolvimento sustentável: entraves e perspectivas”
Palestrante: Dryelly T. Couto Rodrigues – coordenadora da Comissão de Produtos Orgânicos – CPOrg/ outros palestrantes convidados
11h – Debate; mediadora Professora Paula Zerbini – Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade – ODM/ODS
12h – Intervalo almoço
13h30 – Mesa de debate II: “Políticas públicas para fortalecimento e expansão da produção agroecológica: ações institucionais”; palestrante Francisca Marta Barbosa dos Santos – engenheira agrônoma da Seagro – Ponto Focal da Sociobiodiversidades/ outros palestrantes convidados
15h – Debate; mediadora Professora Paula Zerbini – Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade – ODM/ODS
16h – Aprovação da Carta de Araguaína (Produção Agroecológica: seus entraves e perspectivas).
17h – Encerramento
(Joselita Matos)