ACIARA: Encontro de Líderes falou de planejamento, marketing e inovação para aumentar as vendas no Natal

A principal data no ano para as vendas no comércio ganhou um importante reforço em Araguaína. Com o mote “Venda mais neste Natal”, o Encontro de Líderes promovido pelo Centro Universitário ITPAC em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA reuniu empresários, gestores, gerentes e estudantes para um bate papo sobre planejamento, marketing e inovação, no último dia 21, no auditório da faculdade.

Uma mesa redonda formada pelos professores Romualdo Fonseca, Marcelo Trilha, Genivaldo Carvalho e André Rincón trouxe um panorama mais moderno de como investir para alavancar as vendas de fim de ano. O bate-papo ainda contou com a apresentação de cases de sucesso e a participação do público com perguntas.

“Nem só de preço vive uma loja. É preciso ter estratégia, conhecimento, novas táticas, novas abordagens para conquistar e fidelizar os clientes. E estamos satisfeitos pela oportunidade de novamente colher bons frutos graças a essa união de forças com o ITPAC”, afirmou o presidente da ACIARA, Márcio Parente.

Planejamento

O professor e publicitário Marcelo Trilha enfatizou que, mesmo com os prazos apertados para o Natal, o planejamento precisa acontecer, as decisões devem ser orientadas. “As estratégias precisam ser trabalhadas em cima daquele percentual de clientes que, de fato, mantêm a loja, os compradores fiéis”, pontuou.

Outro ponto destacado foi a organização da empresa quanto à forma de venda. “É preciso planejar para saber como serão os recebimentos, se no débito, crédito, cheque ou crediário, como a empresa pretende pagar o fornecedor para não afetar o capital de giro. Colocar o produto à venda com um valor adicional já não é mais suficiente”, alertou o professor Genivaldo Carvalho.

Inovação

Para inovar, é preciso que as boas ideias que surgem sejam efetivamente executadas. E, conforme apontou o professor e consultor André Rincón, essas sugestões só vão surgir se a empresa criar um ambiente adequado para isso. “A principal fonte são os próprios colaboradores, pedir que eles falem sobre a empresa, apontem onde as melhorias podem acontecer. É preciso dar autonomia e ouvidos à sua equipe”.

Concorrência

Além de disputar mercado com outros lojistas da cidade, as empresas de Araguaína ainda sofrem a concorrência de cidades vizinhas, como Imperatriz (MA), Marabá (PA) e até a capital Palmas. Para manter os consumidores aqui, Marcelo chamou a atenção para o associativismo.

“O senso de grupo é fundamental para que todos se unam para promover uma cidade vantajosa para os consumidores, na qual não haja apenas preços interessantes, mas experiências de consumo, como uma bela decoração de natal e atrações, por exemplo”, disse o professor.

O presidente da ACIARA aproveitou a oportunidade e reforçou a parceria firmada entre a entidade e a Prefeitura de Araguaína para implementar uma nova decoração natalina na cidade. Márcio lembrou que, além das avenidas Cônego João Lima e José de Brito, outros pontos até então não contemplado receberão a decoração, como a Avenida Prefeito João de Sousa Lima, Avenida Primeiro de Janeiro (alto do Bairro São João), Avenida Bernardo Sayão (já instaladas nas entradas e saídas da cidade), Parque Cimba, Via Lago e Avenida Filadélfia.

“E estamos aguardando a aprovação de um projeto apresentado pela Prefeitura para premiar com descontos no IPTU de 2018 as empresas e casas mais bem decoradas neste ano”, acrescentou Márcio.

 

(Foto: Ricardo Sottero)

Fazer um comentario